Prefeito David Almeida reinaugura Cras Colônia Antônio Aleixo e lança sistema de agendamento eletrônico

06/02/2023 18h05

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou na tarde desta segunda-feira, 6/2, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Colônia Antônio Aleixo, totalmente revitalizado, na zona Leste da cidade. Esta é a quinta unidade do equipamento entregue, de uma série de reformas oriundas de emenda parlamentar do ex-deputado federal Marcelo Ramos, no valor aproximado de R$ 5 milhões, e que abrangeu 17 unidades na capital e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“Mais uma ação da prefeitura, fruto de uma parceria, de uma emenda parlamentar que está nos possibilitando reformar essas estruturas, isso faz com que nós possamos ter uma ótima estrutura de atendimento e melhorar o atendimento da população e, para o ano que vem já temos novidades: uma emenda do ex-deputado Marcelo Ramos vai nos possibilitar reequipar esses espaços para que possamos dar uma melhor condição de atendimento para nossa população. Vamos ter a melhor estrutura de Cras e Creas da história desta cidade”, assegurou Almeida.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal destacou as melhorias para o bairro Colônia Antônio Aleixo, além da implementação do “Semasc Móvel”, para alcançar ainda mais moradores e zerar o cadastro único.

“Eu já determinei que se construa aqui uma unidade de saúde de porte 4. Nós também vamos entrar aqui com o ‘Asfalta Manaus’, com a construção de uma praça molhada, e assim como a Seminf e a Semtepi têm, cada uma, a sua unidade móvel, vamos trabalhar para que possamos fazer a busca ativa com uma unidade móvel da Semasc. Assim nós vamos melhorando as nossas estruturas para melhor atender a população”, completou o prefeito.

Com mais de 10 mil famílias referenciadas no Cras Colônia Antônio Aleixo, gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), algumas das reformas do prédio contemplaram: revisão completa em todas as suas instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e de lógica, pintura geral em paredes externas e internas, instalação de uma tubulação de gás e calha de 35 metros, inclusive com condutores de águas pluviais, além da revitalização completa de portas, janelas e até da quadra de esportes da unidade.

“Aqui é a porta de entrada para a assistência social, aqui essas pessoas vão encontrar profissionais altamente capacitados e qualificados para dizer a elas exatamente quais são os seus direitos, e como podem acessar esses direitos. São várias obras que a nossa secretaria está tocando, pois o prefeito está valorizando, transformando esses equipamentos em um lugar seguro para atender da melhor forma possível”, frisou o titular da Semasc, Eduardo Lucas.

Serviços

No equipamento são ofertados o Serviço de Proteção Integral à Família (SPAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), bem como, serviços de Cadastro Único para inclusão e atualização cadastral; orientação coletiva; atendimento e acompanhamento psicossocial; emissão da carteira do idoso e da Concessão de Benefícios Eventuais.

Atualmente, o Cras Colônia Antônio Aleixo atende famílias referenciadas também no Puraquequara, comunidade Bela Vista, conjunto habitacional IX e comunidades ribeirinhas do rio Amazonas.

Agendamento eletrônico

A partir desta segunda-feira, 6, usuários poderão realizar o agendamento para a inserção ou atualização do Cadastro Único pela internet. Implantado em caráter experimental, inicialmente estará disponível para agendamento nos Cras Alfredo Nascimento, Betânia, Crespo e Colônia Antônio Aleixo.

A previsão é que ainda no primeiro semestre, todos os Cras da capital estejam realizando o agendamento eletrônico. O endereço é https://agendasemasc.manaus.am.gov.br/

Cras

Os Cras têm por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Um dos principais serviços ofertados pelo equipamento é a inserção e atualização cadastral de famílias no Cadastro Único, registro do Governo Federal que garante o acesso a uma série de benefícios e programas sociais para a população em estado de vulnerabilidade social.

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação / Semasc

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom