Prefeito destaca ações municipais no acolhimento de imigrantes e refugiados

03/04/2023 13h20

O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu a visita, nesta segunda-feira, 3/4, do representante da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur) no Brasil, Davide Torzilli, para discutir ações que visam ampliar o acolhimento aos refugiados e imigrantes na cidade de Manaus.

Durante o encontro, que aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), na zona Centro-Sul, foi salientado o compromisso de fortalecer a parceria entre os órgãos para agilizar o atendimento pelos instrumentos de assistência social do município.

“Todas as ações que estamos fazendo têm a presença de venezuelanos, haitianos, então, é importante a participação do Acnur, porque nos traz informações importantes sobre a documentação dessas pessoas, para que possamos atendê-las. Essa parceria tem facilitado o trabalho da prefeitura. A partir desse apoio, podemos ajudar com mais celeridade os estrangeiros residentes aqui na cidade de Manaus”, enfatizou o chefe do Executivo municipal.

Participaram do encontro os titulares das secretarias municipais de Educação (Semed), Dulce Almeida, e de Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eduardo Lucas.

Entre os pontos discutidos estão a criação de um novo centro de acolhimento no centro da capital amazonense e o lançamento de um atendimento móvel.

Representante do Acnur no Brasil, Davide Torzilli, fez questão de destacar a qualidade do serviço oferecido pela atual gestão municipal de Manaus. “Hoje, encontramos o prefeito (David Almeida) para reconhecer o trabalho que a prefeitura está fazendo para receber, acolher e proteger a pessoa refugiada e imigrante em Manaus. A cidade tem aplicado muito bem a prática de atender os refugiados venezuelanos e indígenas, a partir de assistências sociais e atuações em áreas como Saúde e Educação. É um trabalho muito importante e temos que seguir, porque o número de refugiados está aumentando e precisamos manter a proteção dessas pessoas”, finalizou.

Texto – Thiago Fernando/Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom