‘Ruas da Copa’ reúnem torcedores para acompanhar a partida Brasil X Croácia

Por Prefeitura de Manaus

09/12/2022 16h59

Icone audio
‘Ruas da Copa’ reúnem torcedores para acompanhar a partida Brasil X Croácia

Os torcedores da Seleção Brasileira de Futebol acompanharam, nesta sexta-feira, 9/12, a partida entre Brasil X Croácia, pela Copa do Mundo Qatar 2022, nos espaços habilitados pelo edital “Ruas da Copa”, da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). As ruas ficaram lotadas de pessoas que capricharam nas roupas, pinturas e indumentárias para demonstrar apoio à “Seleção Canarinho”.

Nos pênaltis, o Brasil perdeu para a Croácia e se despediu da Copa do Mundo do Qatar, a partida foi transmitida em quatro pontos da cidade: ruas 03 e Professora Isaura Barroncas, Alvorada I; rua Capitão Francisco Falcão, São José II; e rua Santa Isabel, Vila da Prata. A Seleção Brasileira disputava vaga na semifinal, mas perdeu após Rodrygo e Marquinhos deixarem de marcar gol.

“Estamos finalizando esse grande projeto. As Ruas da Copa fomentaram a economia da cidade e receberam mais de 170 mil pessoas durante os jogos da Seleção Brasileira. Por determinação do prefeito David Almeida, disponibilizamos todo o suporte necessário para que a população pudesse acompanhar os jogos”, explicou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Os locais que funcionaram como pontos de transmissão receberam, através do edital, estrutura como palco, som, telão, iluminação e banheiros químicos, durante todos os jogos do Brasil. 

O jornalista e coordenador da Rua Santa Isabel, no Vila da Prata, Isac Sharlon, conta que há mais de 40 anos a comunidade se reúne para enfeitar a rua e torcer pela Seleção. 

“São mais de 40 anos decorando essa rua, são 11 Copas do Mundo. Isso aqui começou com os meus avós, passou para os tios, agora eu estou seguindo essa tradição, que já está passando para filhos, daqui a poucos para netos. Esse apoio da Prefeitura de Manaus é fundamental porque além de promover a cultura, dentro da nossa comunidade, promove também o lazer e estimula a economia, porque esse é o momento dos moradores terem um retorno financeiro do que foi gasto com a decoração”, agradeceu o coordenador. 

A estudante Larissa Cabral, 20, que acompanhou o último jogo do Brasil na Copa do Mundo, na rua Capitão Francisco Falcão (rua 25), no bairro São José II, zona Leste, contou que ficou surpresa com a saída da seleção da Copa do Mundo. 

“Essa é a segunda vez que assisto o jogo do Brasil aqui na rua 25. Estou muito triste, pensei que agora viria o Hexa. Na hora dos pênaltis, ficamos todos aflitos, ansiosos, mas unidos”, disse a estudante. 

Um dos coordenadores da rua Professora Isaura Barroncas, no bairro Alvorada, Ezequiel Filho, 58, fala do apoio vital da prefeitura para o sucesso da rua nas transmissões. 

“Esse apoio foi vital para o funcionamento e sucesso da festa daqui da rua da copa do Alvorada. Inclusive, uma coisa importante, é que não existe concorrência de rua contra rua, era trazer as pessoas para esses espaços onde elas pudessem assistir ao jogo do Brasil com toda tranquilidade e segurança. E a prefeitura, o prefeito David Almeida e a Manauscult fizeram um belíssimo trabalho”, finalizou o coordenador. 


Texto – Keize Pedrosa / Manauscult
Fotos – Divulgação / Manauscult