Parceria entre Prefeitura e Unicef entrega mais de 3 mil materiais de higiene para escolas municipais

Por Prefeitura de Manaus

13/09/2022 15h56

Icone audio

A parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizou nesta terça-feira, 13/9, a entrega de 3.010 materiais de higiene para a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação faz parte do programa “Wash: retorno seguro às aulas”, desenvolvido pela organização Visão Mundial, lançado em agosto de 2021 e que beneficia unidades de ensino localizadas em áreas de vulnerabilidade social com material higiênico e educativo. 

 

 

 

Dez unidades de ensino serão beneficiadas com os itens. A cerimônia de entrega dos produtos e inauguração da estação aconteceu no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Professor Dr. Jose Aldemir de Oliveira, localizado no ramal do Brasileirinho, Distrito Industrial 2, zona Leste.

 

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, agradeceu a parceria com a Unicef e Visão Mundial e destacou a importância do ato que parece ser muito simples, mas que é um ato que pode salvar vidas.

 

“Na visão das pessoas de fora, pode parecer um ato simples, mas nós vivenciamos uma pandemia que desde o início foi orientado a higiene pessoal e lavar as mãos virou algo comum e nós precisamos manter esse cuidado, para que vidas sejam salvas. Além disso, pensar no bem-estar das nossas alunas, para que elas se sintam seguras no período do ciclo menstrual, já que muitas não usam absorventes por não ter condições de comprar. Então, nós da Semed, o prefeito David Almeida, agradecemos muito essa parceria com a Unicef e Visão Mundial e já vamos começar a pensar em outras ações”, declarou Dulce.

 

O kit entregue nas escolas contém papel toalha, sabonete líquido, absorventes higiênicos e formulários educativos sobre a saúde menstrual da mulher, Covid-19, uso de máscara e um livreto de 16 páginas sobre a volta às aulas. Além dos produtos, foram inauguradas estações de lavagem das mãos.

 

De acordo com a gestora da unidade, Sandra Freitas, todo o material de higiene estará disponível para os alunos e os absorventes serão colocados nos banheiros femininos dentro de uma caixa e que a ideia surgiu de uma aluna. “Esses materiais vão beneficiar, principalmente as meninas, no período em que elas estão menstruadas. Muitas delas não usam absorvente e quando acontece um acidente, elas ficam trancadas no banheiro com vergonha, por isso vamos colocar uma caixinha com o produto dentro do banheiro, que estará disponível para elas”, disse.

 

“Vejo muitas amigas que no período menstrual não usam absorvente, usam panos e acabam se sujando, por isso dei a sugestão em colocar uma caixa no banheiro, mas espero que todas as meninas tenham consciência e saibam usar devidamente, por isso a escola vai reunir todas as meninas para que uma fiscalize a outra e não pegue o absorvente sem precisar”, explicou a aluna do 9º ano, Darlen Oliveira, 15.

 

Para o especialista em água, saneamento e higiene da Unicef, Paulo Diógenes, o grande objetivo do projeto é proteger as escolas de Manaus contra doenças e infecções causadas pela falta de acesso à higiene.

 

“A Unicef entende que a higiene pessoal é um combate contra várias doenças, por isso implementamos estações de lavagem de mãos em dez escolas, cada uma com duas pias, além disso temos um olhar especial para a dignidade menstrual das meninas, por isso estamos doando absorventes, sabonetes e informativos para que elas saibam se cuidar”, informou Paulo.

 

As estações de lavagem de mãos foram desenvolvidas pela organização Visão Mundial, que atua em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e pela proteção de populações vulneráveis em todo o mundo. “Esse trabalho desenvolvido em parceria com a Unicef vai beneficiar várias crianças das escolas municipais. Isso é mais que um processo de educação, é um processo de construção de conhecimento e saber. Por isso, estamos muito felizes em contribuir com a educação de várias crianças de Manaus”, disse o mobilizador do selo Unicef no Amazonas pela Visão Mundial, Mauro Cristo.

 

— — —

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Semed

Em anexo