Equipamentos do ‘Empreende Manaus’ devem ser entregues pela prefeitura até o final de junho

22/05/2023 18h25

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), anuncia, nesta segunda-feira, 22/5, o andamento da licitação do “Empreende Manaus”, programa lançado no dia 8/3. A previsão é que a entrega dos equipamentos aconteça até o final de junho.

O “Empreende Manaus” tem por objetivo impulsionar a cultura empreendedora, além de fornecer ferramentas de maior necessidade aos profissionais, através da entrega de equipamentos para desenvolvimento das suas atividades. A ação vai beneficiar mais de 5 mil empreendedores formais e informais, além de permissionários de feiras e mercados municipais de toda Manaus.

“Esse é mais um programa pioneiro na gestão municipal. Por ser inovador, ele exige uma curva de aprendizado em todas as fases. Nós já vencemos a parte do cadastro dos empreendedores, validação destes, e agora estamos na fase de licitação, que contempla várias etapas como a aquisição dos equipamentos, e isso leva um período de tempo, para ao final, a gente consiga realizar as entregas”, explica o secretário executivo do Comitê de Crédito Municipal/Fumipeq, Geison Assis.

A fase da licitação é realizada pela Comissão Municipal de Licitação (CML), o órgão que também é responsável pelos fornecedores dos equipamentos. Após a aquisição dos instrumentos que serão doados, será elaborado um cronograma de entrega, e a lista será divulgada para que todos os contemplados realizem as retiradas.

Ao todo, o processo possui cinco fases: cadastro dos empreendedores; validação dos cadastros; licitação; cronograma de entrega; e a distribuição dos equipamentos.

Entre os grupos que serão beneficiados pela ação, estão: feirantes, manicures, barbeiros, cabeleireiros, borracheiros, mecânicos, pescadores, pipoqueiros, picolezeiros, vendedores de “churrasquinho” e cachorro-quente.

Programa

Lançado no último 8/3, no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico, o “Empreende Manaus” surgiu para estimular o negócio do pequeno empreendedor e fortalecer o seu vínculo com a Prefeitura de Manaus.

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Foto – Dhyeizo Lemos / Arquivo Semcom