Prefeitura de Manaus capacita gestores e assessores das Divisões Distritais para o programa ‘Educação e Família’

28/02/2023 14h01

Com objetivo de passar orientações sobre as ações do programa “Educação e Família”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 28/2, um encontro de capacitação com gestores e assessores das verbas federais, das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), no auditório da secretaria, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A reunião contou com a presença de educadores das 136 unidades de ensino incluídas no programa, que beneficia aproximadamente 104.406 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O “Educação e Família”, criado em 2020, faz parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que é uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC). E a principal finalidade é fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante.

Segundo o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, o encontro é fundamental para que todos possam ter mais conhecimento sobre a iniciativa e possam transmiti-las aos pais e alunos

“Toda essa parceria que a gente desenvolve entre a secretaria e o gestor na escola, é justamente para fomentar toda a importância do suporte, que a Dage, enquanto divisão, orienta sobre todos os programas federais. Essa capacitação é para dar toda a orientação, todo o suporte que as escolas precisam na adesão destes planos”, salientou.

Com adesão ao programa este ano, a escola municipal Siria Mamed Amed Chagas, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, vai atender aproximadamente 345 alunos do 6º ano. Para a gestora Marilena Gazel, este trabalho é fundamental para unir escola e comunidade.

“É um projeto bem inovador em nossa secretaria. A gente acredita que vai ser uma parceria de sucesso entre a Semed, escola e a comunidade, porque é importante trazer a comunidade para dentro da escola, pois quem ganha com isso são os alunos. A gente sempre trabalhou desta forma, e é importante essa ligação para fazer um projeto promissor”, completou.

Com total de 25 unidades de ensino, a Divisão Distrital Leste (DDZ) Leste 1 participou da reunião. De acordo com a assessora de Verbas Federais, Graciete Camargo, a divisão realiza uma ação de alinhamento com as unidades de ensino para o programa alcançar os objetivos.

“Nós fazemos todo assessoramento, no que diz respeito à documentação. Muitas vezes vamos in loco, porque eles têm um plano para executar. Eles recebem uma verba, e já colocam no plano seu destino. O objetivo é trabalhar com os alunos na coordenação de um professor, trazendo a família para a escola. Nossa expectativa é alcançar 90% dessa ação, quando fazemos uma reunião específica com os diretores que recebem esse programa”, disse.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed