Prefeitura e MP-AM promovem encontro com comunidade escolar da zona Oeste sobre a importância da vacina contra a Covid-19

23/03/2023 14h18

Os responsáveis e os pais dos estudantes da Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jean Piaget, no bairro Santo Antônio, zona Oeste, participaram, nesta quinta-feira, 23/3, de uma roda de conversa, promovida pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). A ação faz parte do projeto “Juntos Pela Vida” do MP-AM, que visa promover um ambiente seguro aos estudantes, incentivando à vacinação contra a Covid-19 de crianças e adolescentes na rede de ensino, além de combater a evasão escolar.

A unidade de ensino, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), atende 206 crianças de 4 e 5 anos. E o local foi um dos escolhidos, pois a adesão à vacinação com os estudantes não alcançou os níveis desejáveis.

De acordo com a gestora do Cmei, Carla Martins, o encontro é essencial para possibilitar a sensibilização sobre a temática aos pais, tendo em vista que a gestão prioriza a segurança de todos da escola.

“Então, sentimos a necessidade de pedir ajuda para que a gente cuide dos nossos pequenos. Para adquirir o selo, precisamos de ao menos 80% dos alunos vacinados, e infelizmente temos um índice baixo, por falta de informação. Por isso, a gente pediu ajuda ao Ministério Público e a procuradora se dispôs a fazer a palestra com os pais para falar dessa importância”, disse.

A procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias, Delisa Vieiralves, representou o MP-AM na ação, onde explicou que promover um ambiente seguro aos estudantes é dever de todos os segmentos da sociedade.

“Esse debate é muito importante, porque a própria gestora da escola tinha pedido a presença do MP-AM, para a gente conscientizar sobre a necessidade da vacinação. Também viemos por causa do nosso projeto ‘Juntos Pela Vida’, que premia as escolas com alto índice de vacinação”, declarou.

Para a mãe do estudante Daniel Oliveira, de 4 anos, a dona de casa, Cristiane Oliveira, o encontro foi positivo para esclarecer as dúvidas sobre a imunização.

“Eu achei muito bom a gente se informar mais sobre a vacina, porque o Daniel ainda não tomou a vacina e eu não queria vacinar. Mas, eu estou vendo que agora é necessário e vou vaciná-lo. Estava incerta sobre essa vacina, mas agora eu já tirei minhas dúvidas”, finalizou a mãe.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed