Alunos de escola municipal visitam e conhecem funcionamento de empresa de ônibus de Manaus

Por Prefeitura de Manaus

14/05/2024 15h40

Icone audio
Maio Amarelo
#paratodosverem – Alunos e servidores de escola municipal e equipe do IMMU participando de visitação na empresa Vega Transporte durante campanha “Maio Amarelo”

Os ônibus da capital amazonense passam por um longo processo desde a vistoria, lavagem e liberação nas garagens das empresas para atender a população. Dando continuidade a mais uma ação da campanha “Maio Amarelo”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), levou alunos da 5º série, da escola municipal Irmã Serafina Cinque, para uma visita a empresa de ônibus Vega Transporte, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste, onde puderam esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento do sistema de transporte público.

Na ocasião, a equipe de educadores de trânsito do IMMU promoveu uma palestra sobre os direitos e deveres no trânsito e no transporte coletivo. Para a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do IMMU, Hanara de Souza, o resultado do trabalho foi gratificante.

“Foi uma ótima oportunidade para aproximar os trabalhadores do sistema de transporte com a comunidade. Muitas escolas demonstraram interesse e comprometimento com os temas ‘Trânsito’ e ‘Transporte’. É um trabalho muito importante e podemos ver o resultado materializado no comportamento dos alunos e de suas famílias”, destacou Hanara.

A professora da turma, Inea Simas, disse que a visita enriqueceu o conhecimento dos alunos.

“Quando nós recebemos o convite ficamos muito felizes, porque toda a oportunidade que temos de sair da escola é muito interessante para nós e para as crianças. Há todo esse processo de higienização, de manutenção dos ônibus, controle da frota, toda a preocupação que a empresa tem com as vidas. Então, essa parceria do IMMU com a empresa Vega é muito boa e é muito bom para que toda a população tenha acesso a essa informação, principalmente nossas crianças”, afirmou.

Na garagem da empresa, os alunos conheceram desde o planejamento administrativo até a limpeza dos ônibus, passando pelos setores de manutenção e o funcionamento do serviço “Transporta”, que oferece transporte porta a porta para pessoas com dificuldade de locomoção.

O aluno Thiago José Leite, de 10 anos, disse gostou de ter conhecido onde se faz a limpeza dos veículos. “Gostei muito do lava a jato, porque eu não sabia que passava por todo este processo de limpeza. Também fiquei surpreso por ser tão grande aqui dentro, muitos setores e é tudo bem dividido”, comentou o aluno.

O instrutor e gestor de transporte da Vega Transporte, Anderson Farias da Silva, frisou que as crianças serão os futuros condutores do transporte, seja ele público ou até mesmo do seu próprio veículo particular, por isso a importância da segurança no trânsito.

“A gente precisa ter essa conscientização desde pequeno, para que estas crianças transmitam essas informações aos pais, tios, avós ou até mesmo para os coleguinhas da própria turma. Eles são bastante curiosos, fazem bastante perguntas. Perguntas que podem ser simples para nós, mas para eles são de muita importância. Uma simples solicitação de parada de ônibus dentro do coletivo é muito importante para que eles saibam onde tem que descer, mostrar para o motorista como tem que fazer. Porque tem muitos que não acionam aquele botãozinho de parada solicitada, mas eles sabendo a informação de que tem que ser acionado ali, o motorista vai saber a hora de parar”, explicou.

O “Maio Amarelo” é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, criada para chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A iniciativa busca conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres para a prevenção de acidentes e a promoção de um trânsito mais seguro.

— — —

Texto – Álisson Castro/IMMU

Fotos – Graziela Marçal/IMMU