Notícias

Visa Manaus e Conselho de Farmácia firmam parceria para fiscalização de serviços farmacêuticos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Vigilância Sanitária do município (Visa Manaus), participou, nesta quinta-feira, 14/7, de uma mesa-redonda na Universidade Nilton Lins, zona Centro-Sul, como parte da programação do V Simpósio de Ciências Farmacêuticas do Amazonas, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF/AM).

 

Visa Manaus e Conselho de Farmácia firmam parceria para fiscalização de serviços farmacêuticos

 

Na ocasião, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Visa Manaus e o CRF/AM, para a realização de ações conjuntas de fiscalização de serviços e estabelecimentos farmacêuticos na capital amazonense. O ato marcou o retorno do trabalho colaborativo, após a interrupção causada pela pandemia de Covid-19.

“Trata-se de um serviço indispensável à população, e que agora tem seu alcance ampliado com a retomada da parceria com o Conselho Regional de Farmácia, que traz seu know-how e sua força de trabalho para que tenhamos ainda mais vigor e eficiência na fiscalização da qualidade do atendimento prestado aos cidadãos”, afirmou o diretor da Vigilância municipal, Ewerton Wanderley, que assinou o documento.

Para a fiscal de saúde, a farmacêutica Luciana Don, da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPro), da Visa Manaus, que palestrou sobre o processo de fiscalização no evento, a importância da assinatura do acordo está em poder oferecer mais segurança à população.

“Os serviços farmacêuticos tiveram um aumento extraordinário de demanda durante a pandemia, o que impõe um aumento da capacidade fiscalizatória por parte do poder público. A Visa Manaus já desenvolvia um trabalho conjunto com o CRF/AM desde 2017, mas o agravamento da pandemia, em 2020, interrompeu essa colaboração. Então, retomá-la a partir de agora é poder fazer frente a esse crescimento, e reforçar a presença da prefeitura no monitoramento dos serviços e estabelecimentos farmacêuticos da cidade”, informou.

Ainda segundo Luciana, os dois órgãos vêm elaborando uma programação de ações para esta segunda metade do ano. “Em breve daremos início às inspeções, para investigar e coibir sobretudo o comércio irregular de medicamentos na cidade, que pode trazer sérias consequências para a saúde e o bem-estar dos consumidores”, observou.

Após a solenidade, Luciana Don e a fiscal Daiana Freitas, do CRF/AM, conduziram uma discussão sobre o tema “Fiscalização X Serviços Farmacêuticos”. O trabalho de fiscalização e os procedimentos para a regularização de diversos serviços farmacêuticos, como, por exemplo, a oferta de testagem para Covid-19, foram destacados na exposição.

Denúncias

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

— — —

Texto – Renildo Rodrigues/Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse