Notícias

Visa Manaus autua supermercado na zona Oeste por problemas de estrutura e higienização

Um supermercado localizado na zona Oeste de Manaus foi autuado na tarde desta terça-feira, 13/4, durante ação da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), da Prefeitura de Manaus. No local, foram constatados problemas na estrutura do prédio e na higienização dos produtos. A operação partiu de denúncia feita à Ouvidoria da Visa de que o estabelecimento comercializava produtos com prazo de validade vencido, dentre outras irregularidades.

 

 

Os fiscais da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPRO), do Departamento de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram averiguar possíveis falhas na limpeza das instalações e na acomodação e conservação das mercadorias. “Pudemos observar alguns problemas estruturais, sobretudo no depósito de mercadorias e na lixeira externa do estabelecimento”, explicou o fiscal Fabrício Barros.

 

Além disso, o depósito de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) estava com o piso desgastado e paredes e teto necessitando de limpeza e renovação da pintura. A lixeira externa também estava envelhecida e com a reforma geral pendente. As docas externas, que recebem os caminhões com carregamentos de produtos, apresentavam afundamento em partes do piso, o que pode ocasionar acúmulo de água e sujeira. Os fiscais também pediram a substituição das tábuas de corte de pescado, que já estavam bastante desgastadas.

 

O estabelecimento foi autuado e recebeu um prazo para adequação sanitária das instalações, sob pena de responder a Processo Administrativo Sanitário e enfrentar sanções como multa e interdição. “A inspeção de hoje resultou em um trabalho de ajuste, de orientação, a fim de que o supermercado garanta o máximo de segurança sanitária a seus frequentadores. Ele reflete tanto o compromisso da Vigilância Sanitária Municipal em responder às demandas que chegam da população, como também o caráter informativo, para além do punitivo, que é muito presente em nosso trabalho”, avaliou o gerente da Vigilância de Produtos, Ricardo Celestino.

 

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

 

— — —

Texto – Divulgação / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

 

Em anexo

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse