Notícias

Unidades de Saúde da prefeitura iniciam ações da campanha de combate à tuberculose em Manaus

Como parte das ações da Prefeitura de Manaus para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, o Distrito de Saúde (Disa) Sul iniciou, nesta segunda-feira, 14/3, as ações da campanha de combate à doença. A cerimônia oficial aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Petrópolis, no bairro Petrópolis (zona Sul), com reforço das ações de Educação em Saúde para sensibilizar a população sobre sintomas da doença, a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento.

 

 

 

Segundo a gerente do Disa Sul, enfermeira Jucinara Rodrigues, o trabalho de prevenção e controle da tuberculose é executado durante todo o ano, mas as Unidades de Saúde reforçam as ações no mês de março, para alertar a sociedade sobre o papel de cada um no combate à doença.

 

“O que queremos é levantar a bandeira de todos juntos contra a tuberculose, um desafio coletivo que todos devem abraçar. As unidades vão trabalhar com a busca ativa de casos suspeitos e atividades educativas em todas as salas de espera, além de ações para orientar a população em locais como os terminais de integração”, informou Jucinara Rodrigues.

 

Para Raimunda da Silva Costa, 72 anos, que participou da ação educativa na UBS Petrópolis, o trabalho de divulgação de informações é essencial como forma de chamar a atenção sobre a tuberculose.

 

“Eu vou divulgar as informações para outras pessoas. É melhor evitar do que ter que curar uma doença, por isso é importante a prevenção e também fazer logo o exame para não ter dúvidas”, afirmou Raimunda Costa.

 

Durante a cerimônia na UBS Petrópolis, o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeiro Daniel Souza Sacramento, ressaltou que as ações da campanha serão executadas nos cinco Distritos de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural), com o objetivo principal de detectar novos casos da doença, de forma precoce, e iniciar o tratamento em tempo oportuno, evitando o agravamento, hospitalização e óbito.

 

“Todas as unidades de saúde, inclusive as da Estratégia de Saúde da Família, trabalham com uma rede de referência para a coleta do material do exame de escarro e diagnóstico da doença. Então, quando o paciente chegar a uma Unidade de Saúde da Atenção Primária, será acolhido e encaminhado para a realização de exames, do diagnóstico e tratamento. O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de duas semanas e todas as pessoas com esse sintoma devem ser avaliadas”, afirmou Daniel Sacramento.

 

Em 2021, Manaus registrou 2.316 casos novos de tuberculose, o que coloca o município como a capital brasileira com maior taxa de incidência da doença, com 102,7 casos por 100 mil habitantes.

 

“Este ano, entre janeiro e fevereiro, Manaus já registrou 355 casos novos de tuberculose e a meta é reforçar a investigação de casos suspeitos. Com a confirmação dos casos, é possível iniciar o tratamento, curar o paciente e interromper a cadeia de transmissão. De 2020 para 2021, Manaus já apresentou um aumento de 12% no número de casos da doença. E esse aumento indica uma retomada dos diagnósticos, considerando que, com o início da pandemia da Covid-19 em 2020, muitas pessoas retardaram a busca por um diagnóstico nas unidades de Saúde”, explicou Daniel Sacramento.

 

Transmissão

 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela micobactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse e por isso a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas, procurando uma das unidades de saúde da rede municipal para a realização de exames.

 

A transmissão da tuberculose ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis, que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

 

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse