Notícias

Programa visa o bem-estar dos servidores

Para dar suporte e acolhimento aos servidores, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), promove o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, que atende a todos os servidores do município e reforça os conceitos da campanha Setembro Amarelo, voltada ao cuidado com a saúde mental.

 

 

O programa atua em três eixos responsáveis pelo bem-estar físico, social e psicológico dos servidores, contando com ginástica laboral e ergonomia; campanhas de vacinação, doação e campanhas de prevenção a ISTs, além de realizar o acolhimento e escuta psicológica quando necessário.

 

Segundo Anakena Carolina, psicóloga servidora municipal que faz parte da equipe técnica do programa, as demandas mais frequentes são as relacionadas ao clima organizacional. Por isso, são promovidas atividades que levam melhorias às relações interpessoais e também que minimizem o impacto de síndromes como a de Burnout, relacionada à exaustão mental.

 

“O principal objetivo que eu vejo no nosso trabalho é promover a qualidade de vida para que o servidor se sinta amparado e não apenas como uma máquina, mostrar que os resultados vão muito além das metas batidas e de produtividade, que por trás de tudo isso há seres humanos, que têm uma carga física, emocional e social”, explicou.

 

Além do acolhimento e triagem para atendimentos externos, o programa também promove campanhas nos meses mais voltados para a área psicológica, como o “Janeiro Branco”, com o tema da saúde mental na vida das pessoas e o “Setembro Amarelo”, com o tema de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

 

“Com base nos resultados obtidos durante o acolhimento e escutas psicológicas desenvolvidas nas atividades durante esses meses, nós encaminhamos os servidores atendidos para outros serviços, como a Junta Médica, que dependendo da avaliação, pode programar tratamentos ou expedir licenças médicas”, disse Anakena.

 

O programa tem atendido muitos servidores por conta da pandemia. Desta forma, as equipes técnicas voltaram o foco às consequências deste período, trabalhando as perdas e o retorno às atividades que geram demanda emocional nos servidores.

 

“Nós percebemos que esta gestão possui a preocupação com o servidor. Vemos que essa carga de ser humano é respeitada antes de ser respeitada como servidor público”, concluiu.

 

Serviço

 

Os servidores interessados em participar do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho devem procurar os agentes setoriais do serviço social de cada secretaria e solicitar atendimento pelo programa.

 

NOTA

 

Implurb dá prazo para a apresentação de carteira de vacinação

 

Cumprindo o decreto de n. 5.146, assinado pelo prefeito David Almeida e publicado no Diário Oficial do Município (DOM), servidores públicos municipais e colaboradoes de empresas que prestam serviços ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) devem apresentar, até o dia 1º de outubro, a carteira de vacinação original ou digital na autarquia, contendo o comprovante de imunização das primeira e segunda doses, ou comprovação de dose única contra a Covid-19. O decreto obriga a apresentação do documento em todos os órgãos municipais, cada um estabelecendo seu prazo e mecanismos para a comprovação das vacinas.

 

— — —

  • Sugestões de Pauta para o Informativo do Servidor podem ser enviadas por WhatsApp, no número: 99966-4243

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse