Notícias

Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Amazonas tem segunda edição neste sábado

Com a proposta de debater ações que busquem garantir a valorização e sustentabilidade da Capoeira, acontece neste sábado, 15/9, para os mestres, capoeiristas, membros da comunidade e convidados, o 2º Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Amazonas. Promovido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM) e apoiado pela Prefeitura de Manaus, o encontro acontecerá das 8h às 17h, no Palacete Provincial, no Centro Histórico.

 

Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Amazonas tem segunda edição neste sábado

 

Representantes da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) também estarão presentes no seminário. Os interessados em participar podem realizar as inscrições, gratuitamente, pelo link https://goo.gl/X6ztcT.

 

A capoeira é uma manifestação cultural presente em todo o território brasileiro e em mais de 150 países. Durante o encontro serão abordados os encaminhamentos resultados do primeiro seminário realizado pelo Iphan-AM, em 2017.

 

Entre os anos de 2006 e 2007, o Iphan, responsável pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, realizou pesquisa histórica e antropológica para identificar os principais aspectos que constituem a capoeira como prática cultural desenvolvida no Brasil: o saber transmitido pelos mestres formados na tradição da capoeira, que são reconhecidos por seus pares como tal, e a roda onde a capoeira reúne todos os seus elementos e se realiza de modo pleno.

 

Por fim, no ano de 2008, dois registros como “Patrimônio Cultural do Brasil” foram efetivados: o Ofício dos Mestres de Capoeira, inscrito no Livro de Registro dos Saberes e a Roda de Capoeira, inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão. Em 2014, a Roda de Capoeira também foi contemplada com o título de Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

O Iphan busca atuar na valorização dos sabres e prática dos capoeiristas enquanto cultura garantindo a ampla divulgação e promoção da Roda de Capoeira e do Oficio dos Mestres de Capoeira como símbolo indenitário e de memória nacional.

 

Serviço:

O que: 2º Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Amazonas
Data:
 Neste sábado, 15/9
Horário: de 8h às 17h
Local: Palacete Provincial
Endereço: Praça Heliodoro Balbi, S/N, Centro – Manaus

Inscrições: https://goo.gl/X6ztcT

 

 

Texto: Mônica Figueiredo/Manauscult

Fotos: Ingrid Anne/Manauscult

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmnrZQnS

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse