Notícias

Segunda edição do Circuito Saúde da Mulher promove atendimentos na Clínica da Família Antônio Reis

A Clínica da Família Doutor Antônio Reis, no bairro São Lázaro, zona Sul da cidade, encerrou na sexta-feira, 26/3, a programação do Circuito da Mulher, atividade organizada para intensificar as ações de prevenção ao câncer do colo do útero da campanha “Março Lilás”. Durante todo o dia, foram realizadas palestras, consultas e exames exclusivamente para o público feminino. O cuidado com a mulher nas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus vem recebendo reforço por orientação do prefeito David Almeida.

 

 

Durante toda a semana, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fizeram uma busca ativa pelo bairro São Lázaro, pré-agendando os atendimentos para as mulheres. A medida foi para evitar aglomeração. Elas já chegavam na clínica sabendo que tipo de serviço receberiam e em quais estações de serviços de saúde montadas para atendê-las, teriam que passar.

 

“Ações como essa, na Clínica Antônio Reis, reforçam a atenção com a saúde da mulher, alertam para a importância do cuidado preventivo. Muitas doenças, quando diagnosticadas no início, podem ser curadas, bastando, para isso, o tratamento adequado, no tempo certo. É o que buscamos na rede municipal de saúde: não só prevenir doenças, mas também cuidar de alguma que acometa nossas usuárias, como é o caso do câncer do colo do útero”, destacou a secretária interina da Semsa, Aline Rosa Martins.

 

No dia de encerramento do Circuito Saúde da Mulher, a procura pelos serviços preventivos cresceu. O número de exames laboratoriais, que normalmente era em torno de 30 por dia, só no dia da ação, praticamente dobrou. Para atender a demanda, a direção da Clínica da Família escalou um número maior de servidores da saúde, totalizando dez profissionais entre enfermeiros, clínicos e técnicos de radiologia e patologia a mais, do quadro normal da rotina.

 

“A prevenção de doenças é uma das finalidades do Sistema Único de Saúde, o SUS, e esse é o nosso objetivo com ações como o Circuito da Mulher. Foi a forma que encontramos de estimular as mulheres da comunidade a reservarem um tempo para dar mais atenção à saúde. Além dos serviços de medicina, com exames de rotina como mamografia e preventivo, principalmente, elas também tiveram acesso a cuidados com a beleza”, disse a diretora da Clínica, Rejane Miranda.

 

A servidora pública Jamile Kilze, 55, participou da segunda edição do Circuito da Mulher. Segundo ela, foi a primeira vez que esteve na Clínica da Família Antônio Reis. “Você chegar em um lugar, ser bem recebido desde a entrada, com atenção, por profissionais educados, capacitados, ser bem cuidada por todos, é motivo para manifestar gratidão. Essa iniciativa, do Circuito no ‘Março Lilás’, faz toda a diferença para a saúde da mulher”, agradeceu a servidora, que fez exame de sangue, mamografia, preventivo e saiu com consulta médica marcada para a próxima semana.

 

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse