Repasse de obras e convênios do Prosamim são alinhados entre prefeitura e Estado
A Prefeitura de Manaus, representada pelos gestores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), esteve reunida com a equipe da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do governo do Estado e da concessionária Águas de Manaus, para nivelar informações sobre o repasse das obras de saneamento básico e os convênios financeiro e social referentes ao Programa Ambiental e Social dos Igarapés de Manaus (Prosamim), firmados entre a UGPE e o município.
No encontro, os técnicos apresentaram as obras de esgotamento sanitário realizadas pelo Prosamim e que são os objetos do repasse aos novos gestores do município.
Em outubro de 2020, Estado e município assinaram o repasse das obras do sistema de esgotamento sanitário da terceira fase do Prosamim, que incluem seis Estações Elevatórias de Esgoto, 31 quilômetros de rede de coleta de esgoto e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está sendo construída no bairro Educandos, zona Sul. As obras remanescentes da primeira e da segunda fase do programa estão em seus processos finais para o repasse ao município de Manaus.
Conforme o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, o município vem acompanhando todas as vistorias das obras do Prosamim, a fim de subsidiar com informações técnicas as secretarias e demais órgãos da Prefeitura de Manaus, que estão envolvidas no programa.
“Estamos todos bem integrados nesse processo, o que tem proporcionado mais celeridade no andamento dos trabalhos, visando a recepção de toda essa estrutura por parte da Prefeitura de Manaus e que vai representar um avanço efetivo na política de saneamento básico da capital, umas das prioridades do prefeito David Almeida”, informa Fábio.
O subcoordenador setorial jurídico e de relacionamento institucional da UGPE, advogado Francisco Soares Filho, ressalta que “os resultados de todos esses investimentos trarão um impacto positivo na questão do novo marco regulatório de saneamento”. De acordo com o novo marco regulatório, até 2033, 90% da população deve ter coleta e tratamento de esgoto, e 99% deve ser atendida com o fornecimento de água potável em casa em todas as cidades brasileiras.
“O Prosamim, em mais de uma década, já construiu mais de 180 quilômetros de redes de esgoto e outra infinidade de obras de saneamento básico, o que representa uma importante contribuição do governo do Estado para a cidade de Manaus na questão do saneamento. O fortalecimento institucional realizado pelo programa com o município e a integração das ações com a empresa concessionária vão garantir a operação e a operacionalidade do sistema”, afirma o subcoordenador.
Fortalecimento institucional
O fortalecimento do relacionamento institucional da UGPE, representando o Estado, vem corrigindo um problema histórico do Prosamim, que, após a conclusão de importantes obras de infraestrutura e de saneamento básico na capital, não realizava o repasse dessas obras ao município.
Atualmente, as obras de saneamento básico são executadas e monitoradas por meio de uma comissão mista, composta por técnicos do Estado e da Prefeitura de Manaus, para que, após a conclusão, ocorra o repasse para a gestão municipal, com operação e manutenção, passando a ser de responsabilidade da concessionária Águas de Manaus.
O coordenador-executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, ressalta que o governo do Estado vem concluindo as obras do Prosamim 3, que incluem um sistema de esgotamento sanitário construído nos bairros do entorno da bacia do São Raimundo, nas zonas Centro-Sul e Oeste.
“Essa reunião serviu para que nós realizássemos o nivelamento das metas e dos prazos que necessitamos cumprir, para a entrega e a operação dessas obras tão importantes para a cidade e a população de Manaus”, afirma Campêlo.
Participaram também da reunião a diretora de Operações do Implurb, Jeane da Rocha, o subsecretário da Seminf, Egleuson Santiago, o diretor da UGPM-Água, Elson Andrade Ferreira Júnior e os diretores-presidente e executivo da Águas de Manaus, Thiago Terada e Diego Dal Magro, respectivamente.
— — —
Texto – Divulgação /Ageman
Notícias relacionadas

Prefeitura de Manaus fiscaliza revitalização de pias em pontos públicos

Prefeitura cobra melhor aparelhamento da Manaus Luz na execução de serviços

Ageman notifica Águas de Manaus por desabastecimento em diversos bairros da cidade

Prefeitura de Manaus acompanha reparo na rede de água e de drenagem na avenida João Valério

Comunidade na zona Oeste irá receber rede de abastecimento de água

Abastecimento de água no bairro Nossa Senhora das Graças é monitorado

Prefeitura garante continuidade de serviços essenciais no bairro Nossa Senhora das Graças

Prefeitura fiscaliza cumprimento de contrato de iluminação pública

Ageman fiscaliza operação do Zona Azul no Centro de Manaus

Ageman intensifica fiscalização do serviço de recomposição asfáltica executado pela Águas de Manaus

Ageman acompanha intervenção na Torquato Tapajós para que abastecimento de água não seja afetado

Estudos para sanar falta d’água na comunidade Bom Pastor têm início

Sistema de abastecimento do Parque das Tribos entra em operação, e mais de 2,6 mil moradores passam a receber água tratada em casa

Ageman vistoria obras que vão garantir água tratada para mais de 10 mil pessoas no Tarumã

Ageman identifica falhas no atendimento aos usuários do Zona Azul e cobra esclarecimentos da concessionária

Abastecimento de água no bairro Novo Aleixo passa a ser monitorado

Ouvidoria da Ageman confere execução de serviços de concessionárias e fortalece relacionamento com usuários

Após solicitação da Ageman, concessionária retoma serviços no Parque das Tribos

Ageman acompanha testes da nova rede de abastecimento de água no Tarumã

Prefeitura de Manaus prorroga suspensão de corte no fornecimento de água por inadimplência para usuários da Tarifa Social

Conselho Municipal de Regulação destaca os avanços da Prefeitura de Manaus com os serviços on-line do Implurb durante a pandemia

Presidente da Ageman é homenageado pela Câmara Municipal

Ageman realizou 542 ações de fiscalização nos serviços básicos essenciais em 100 dias de gestão

Concessionária de água é acionada e rua da Compensa tem abastecimento normalizado

Nova diretoria de Transporte e Mobilidade da Ageman conhece Centro de Controle Operacional da frota de ônibus

Abastecimento de água é normalizado no Jardim Brasil, após atuação da Ageman

Ageman executa multas no valor de R$ 1,5 milhão aplicadas à concessionária Águas de Manaus

Prefeitura vai iniciar novo diagnóstico do sistema de esgoto de Manaus

Testes da maior ETE da região Norte são acompanhados pela prefeitura

Ageman e concessionária avaliam projetos para levar água tratada a mais de 3,5 mil pessoas de comunidades afastadas