Notícias

Registro de dados e acompanhamento de pacientes com hipertensão são temas de webconferência

A Prefeitura de Manaus irá promover mais uma edição do “Diálogos na Atenção Primária de Saúde” (Diálogos na APS), nesta quarta-feira, 11/5, com discussões voltadas para o atendimento de pacientes com hipertensão na Atenção Primária. A webconferência, realizada na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), começa às 14h, com transmissão pelo canal do YouTube da secretaria (https://www.youtube.com/c/SemsaManausSaude).

 

Registro de dados e acompanhamento de pacientes com hipertensão são temas de webconferência

 

O Diálogos na APS tem como objetivo proporcionar a capacitação contínua dos servidores da Semsa, e também pode ser acompanhado pelo público em geral. Nesta edição, o tema é “Hipertensão Arterial Sistêmica na Atenção Primária: Acompanhamento e Registro dos dados no e-SUS”.

As palestras serão ministradas pela enfermeira Sinara Mady, responsável técnica pelo Núcleo de HiperDia, pelo enfermeiro Luciano Pereira, técnico do Núcleo de Monitoramento e Avaliação, e pela médica Brena Santos, da Estratégia Saúde da Família.

Conforme Sinara, a webconferência busca dialogar com profissionais da saúde para fortalecer o trabalho realizado na Atenção Primária. De 26/4 a 26/5, a Semsa está intensificando as ações de prevenção e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica, para marcar o dia nacional de combate à doença, celebrado em 26/4, e o dia mundial, 15/5.

“Estamos reforçando a importância da medida da pressão arterial para o diagnóstico, assim como o controle da pressão por adoção de hábitos saudáveis, e o uso correto da medicação, quando indicado, para prevenir as principais complicações da doença, como o infarto do miocárdio, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doença renal”, informa.

Sinara explica que a Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença crônica determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal, para que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

“Uma das formas de prevenção é a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, alimentação com baixo teor de sal, redução no consumo de bebidas alcoólicas e fumo, peso saudável e diminuição do estresse”, acrescenta.

A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do AVC, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Reforço

Os pacientes com hipertensão e diabetes foram incluídos pela Semsa na rotina de telemonitoramento, vertente da gerência de Telessaúde. O trabalho é realizado em fase experimental, e alcança 4.684 pacientes já cadastrados e acompanhados pelo programa HiperDia.

O acompanhamento regular e contínuo desse grupo assegura o tratamento da doença com eficácia, além da diminuição de complicações e evolução dos casos, de acordo com a médica Jackeline Alves Galdino, gerente do Telessaúde da Semsa.

O telemonitoramento dos pacientes do HiperDia é feito por três enfermeiros e quatro médicos, sendo dois cardiologistas, de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Eles entram em contato com os usuários por telefone, por isso é necessário que os cadastros estejam atualizados.

— — —

Texto – Victor Cruz / Semsa

Foto – Camila Batista / Semsa

 

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse