Professores da rede municipal se classificam para 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil
Com projetos inovadores que tornam as aulas mais dinâmicas e estimulam o interesse dos alunos pelo ensino, quatro professores da rede municipal de educação estão classificados para 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Eles foram destaques ao vencerem a etapa estadual do concurso, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e que tem como objetivo reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas e das instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino que, no exercício da atividade docente, contribuam de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.
Na disputa estadual, foram avaliados os projetos desenvolvidos pelos professores em sala de aula, em seis modalidades: Creche, Pré-Escola, Ciclo de Alfabetização de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, 4º e 5º e do 6º ao 9º ano, também do nível fundamental. Foram classificados três professores de cada modalidade, sendo um vencedor e dois destaques. Dentre as categorias, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) teve quatro professoras vencedoras e sete destaques.
“É uma vitória, primeiramente, dos professores, da dedicação diária na tarefa de ensinar, mas também é uma vitória da nossa rede municipal de educação, que tem oferecido as ferramentas necessárias para que os professores sintam-se valorizados e possam aprimorar suas metodologias. Parabenizo a todos e agradeço em nome de cada aluno beneficiado por essas iniciativas”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.
A Prefeitura de Manaus tem investido na valorização e no aperfeiçoamento profissional dos professores, oferecendo formações continuadas e cursos de pós-graduação, entre outras medidas que contribuem para resultados cada vez mais expressivos na Educação Básica, como a elevação da taxa de aprovação, a redução do abandono e o fato de Manaus estar entre as dez melhores capitais do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em que ocupa o 9° lugar.
“A gente percebe o avanço dos nossos professores, o quanto eles têm crescido nas suas metodologias e a Semed tem apoiado e incentivado esse educador. É preciso valorizar esse profissional que tem um trabalho diferenciado em sala de aula, tornando as aulas mais atrativas para os alunos. Os resultados estão aí para todo mundo ver”, avaliou a diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Marcionília Bessa.
Os professores classificados nesta etapa estadual serão premiados com troféu. A próxima fase é a regional, onde será classificado apenas um professor por modalidade e este terá como prêmio o valor de R$ 7 mil, troféu e uma viagem oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estes concorrerão na etapa final, que é a nacional, prevista para acontecer em novembro, na cidade do Rio de Janeiro. O grande vencedor ganhará mais R$ 5 mil e troféu.
Destaques
Na categoria Pré-Escola, a vencedora foi a professora Jeane Fenelon de Farias com o projeto “Corpo Humano de Dentro para Fora”. Segundo a educadora, que atua no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Santina Castro Pereira, no Novo Aleixo, desde sua formação acadêmica, decidiu fazer a diferença no processo de ensino e aprendizagem e, após efetivada na rede, começou a refletir sobre a prática pedagógica dentro da sala de aula. “Resolvi inserir as ciências no ensino das crianças e, ao levar um esqueleto, percebi que os pequenos não conseguiam associar ao corpo humano. Com o trabalho, percebi que estavam gostando, que ficavam empolgados e chegavam em casa falando para os pais sobre o cérebro, os ossos das mãos, por exemplo. E os pais começaram a dar um retorno muito positivo. Assim, resolvi desenvolver o projeto. Sempre quis ser professora e hoje sou apaixonada pela Educação Infantil”, revelou.
A professora Maria do Perpétuo Socorro da Rocha Brelaz, da Escola Municipal Vicente de Paula, no Japiim, zona Sul, venceu a categoria de “6º ao 9º ano do Ensino Fundamental”, com o projeto “Jovens Empreendedores: Artesanato Sustentável”. Ela explica que a ideia do tema surgiu após uma conversa com os alunos sobre a vida pessoal de cada um, as conquistas e decepções deles, bem como transformando o tema para o convívio comum que é a escola, a fim de tornar o local mais sustentável.
“Após a reflexão feita com os alunos, nós decidimos colocar em prática todas as nossas ações. Criamos o mapa do empreendedor com realizações de palestras e projetos que envolveram toda a comunidade escolar. Depois de todas as metas estabelecidas, criamos o mapa de sucesso do empreendedor, em que cada um relatava suas conquistas e o que precisa melhorar”, explicou a professora.
Já a professora de Educação Física, Ana Rita Lima de Castro, da Escola Municipal Maria Rufina de Almeida, no Alvorada, zona Centro-Oeste, foi a vencedora da categoria “Ciclo de Alfabetização: 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental”. Para a educadora, a premiação foi uma grande surpresa, visto que o objetivo do projeto era trabalhar a inclusão dos alunos da Educação Especial. “O projeto foi desenvolvido para trabalhar a inclusão com os meus alunos, fiz minha inscrição no Prêmio sem criar expectativas em ganhar, foi uma surpresa muito boa ficar em primeiro lugar na minha categoria. Os alunos também ficaram muito felizes com essa vitória, que é de todos nós”, disse.
O projeto “Escritores Mirins” foi desenvolvido pela professora Mychelys de Mattos Queiroz, da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, no Jorge Teixeira, zona Leste. Com o trabalho, a professora foi a vencedora na modalidade “4° e 5° anos do Ensino Fundamental”. Conforme a docente, a ideia do projeto surgiu devido à dificuldade que os alunos tinham na produção de texto. Ela destacou que a premiação foi uma consequência muito boa do resultado alcançado pelos estudantes. “Ver a evolução das crianças é algo realizador. Todos os dias nós trabalhávamos um texto interdisciplinar, envolvendo vários temas e, a partir daí, cada um começou a desenvolver a própria produção, tornando-se o autor de suas obras. Quando soubemos do resultado da premiação ficamos muito felizes e quem sabe não conquistamos o título nacional”, brincou.
Classificados
PRÉ- ESCOLA
Vencedora
Professora: Jeane Fenelon de Farias
Projeto: O Corpo Humano de dentro para fora
Cmei Santina de Castro Pereira (Semed-Manaus)
Destaques
Professora: Eneila Raimunda Lima Oliveira
Projeto: Vai e vem da Leitura: Misturando fantasia e realidade por meio da Literatura Infantil
Cmei Madre Ana Rosa Gattorno (Semed-Manaus)
Professora: Fabiane Bandeira Viana
Projeto: O mundo invisível dos micro-organismos: os fungos
Cmei Santina de Castro Pereira (Semed-Manaus)
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vencedora
Professora: Ana Rita Lima de Castro
Projeto: Educação Física Inclusiva: Despertando Novas Habilidades
Escola Municipal Maria Rufina de Almeida (Semed-Manaus)
Destaques
Professora: Izabel Silva Braganca Pinheiro
Projeto: Aprendendo com Rótulos
Escola Municipal Santo Agostinho (Semed-Manaus)
Professora: Francineia Silva do Nascimento
Projeto: Projeto de Leitura Maleta Viajante
Escola Municipal Guido Affonso Hickmann (Iranduba)
4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vencedora
Professora: Mychelys de Mattos Queiroz
Projeto: Escritores mirins
Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário (Semed-Manaus)
Destaques
Professora: Soraya Freire de Oliveira
Projeto: Gêneros Textuais na prática da Cidadania
Escola Municipal Thomas Meireles (Semed-Manaus)
Professor: Dennys Gomes Ferreira
Projeto: Educandos em movimento: promovendo qualidade de vida na EJA
Escola Municipal Themístocles Pinheiro Gadelha (Semed-Manaus)
6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vencedor
Professor: Maria do Perpetuo Socorro da Rocha Brelaz
Projeto: jovens empreendedores: Artesanato sustentável na Escola Municipal Vicente de Paula zona sul Manaus
Escola Municipal Vicente de Paula (Semed-Manaus)
Destaques
Professor: Paulo Henrique Costa do Couto
Projeto: Projeto Estudo, Leitura, Escrita e Saúde para o Futuro dos Alunos da Escola Municipal São José 1
Escola Municipal São José 1 (Semed-Manaus)
Professora: Sammya Judiss
Projeto: Entrevista.com – Projeto de significados e valorização do seu mundo
Escola Municipal Aristophanes Bezerra de Castro (Semed-Manaus)
Texto: Érica Marinho / Semed
Fotos: Altemar Alcântara / Semcom
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmq38YSv
Notícias relacionadas

Prefeitura de Manaus abre ano letivo das escolas ribeirinhas do rio Negro

Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas divulgam calendário de matrículas para o ano letivo de 2021

Prefeitura entrega mais uma remessa de cartões do programa ‘Nossa Merenda’

Alunos da rede municipal de ensino vão receber café da manhã e almoço na escola

Plano de ação da Prefeitura vai traçar estratégia para a recuperação de quase 500 escolas

Prefeitura alinha ações para o retorno das aulas

Prefeitura irá adotar ações de segurança para o retorno às aulas

Prefeitura e Governo adotam procedimento on-line de matrículas

Prefeitura de Manaus suspende o calendário de matrículas

Prefeitura de Manaus realiza palestra on-line sobre saúde mental com servidores da Semed

Prefeitura reinicia a distribuição de mais 26 mil cartões do “Nossa Merenda”

‘Home office’ na Semed é estendido até o dia 7/2

Prefeitura e governo iniciam matrículas para novos alunos no próximo dia 8

Prefeitura de Manaus disponibiliza curso de Libras para servidores da Semed

Prefeitura de Manaus realiza reunião com Fundação Matias Machline, para aperfeiçoar educação a distância

Visita técnica à Fundação Matias Machline busca melhoria nas aulas remotas

Mais de 20 mil reservas de matrículas são feitas na rede municipal de ensino

Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas iniciam período de transferência de alunos no próximo dia 15

Matrículas na rede pública de ensino são encerradas

Prefeitura de Manaus abre diálogo com sindicato dos professores e apresenta ações da Semed para este ano letivo

Prefeitura se reúne com mais uma entidade sindical da área de Educação

Alunos da rede municipal iniciam ano letivo 2021 com atividades remotas

Prefeitura realiza 1º Encontro Pedagógico de Alfabetização com mais de dois mil profissionais da Educação

Pazuello garante a David Almeida que vacina contra a Covid-19 chegará aos professores a partir de março

Pesquisa com alunos e professores avalia conectividade na rede de ensino

Prefeitura faz novo ciclo de vistorias em unidades da rede de ensino

Escolas municipais desenvolvem ações para incentivar os alunos a acompanharem as aulas remotas

Projeto ‘Protetores do Amanhã’ 2021 inicia por meio on-line

Prefeitura estuda expandir o projeto ‘Eba! Vamos brincar!’

Prefeitura de Manaus inicia o processo de matrícula on-line para as creches nesta terça-feira