Notícias

Prefeitura realiza obra de contenção em igarapé no Alvorada

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta sexta-feira, 11/6, as obras de contenção de rip-rap em uma área afetada por uma erosão com mais de 10 metros de extensão no igarapé do Prosamim, localizado na rua Aires da Cunha, no bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste. O serviço, realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), está previsto para ser concluído em uma semana.

 

11.06.21 - Prefeitura realiza obra de contenção em igarapé no Alvorada

A engenheira da Seminf, Socorro Diniz, responsável pela execução obra, explica que a erosão foi ocasionada durante as fortes chuvas em Manaus. “Aqui no igarapé do Prosamim, bem na saída da drenagem da ponte, as chuvas dos últimos meses provocaram essa erosão. Com isso, foi formado um buraco de 4 metros de profundidade e a água ficou represada. Imediatamente nossas equipes tiraram os blocos de concreto e agora refazem a contenção do rip-rap, para que a água, no leito do igarapé, possa seguir seu fluxo normal”, afirmou a engenheira.

 

Ainda de acordo com a engenheira, as duas margens do igarapé do Prosamim estavam desmoronando e o problema já comprometia também a principal praça do bairro Alvorada, que fica bem próximo ao igarapé.

 

“Toda a parte de calçada da praça do Prosamim, bem próximo à Travessa 8, que é uma avenida principal no bairro Alvorada, já estava sendo danificada. Nossas equipes, além de recuperar o rip-rap no igarapé, também vão fazer serviços de recomposição de toda a calçada da praça, para garantir segurança e bem-estar aos moradores”, enfatizou Socorro.

 

Passarinho

A prefeitura também avança na recuperação de um trecho de cerca de 60 metros do igarapé do Passarinho, localizado na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, com a construção de um muro de rip-rap, que solucionará de forma definitiva os deslizamentos de terra que ocorrem sempre em dias de fortes chuvas nesta área.

 

As obras tiveram início no começo do mês de maio com a implantação da base de 1,5 metros abaixo do nível da água e, agora, entra na reta final da construção do muro de arrimo com uma altura de 4,5 metros, além de contenção do leito do igarapé.

 

— — —

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse