Notícias

Prefeitura realiza limpeza do igarapé da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Urbana (Semulsp), realiza a limpeza e desassoreamento do igarapé do Goiabinha, nesta sexta-feira, 28/1. O serviço é um desdobramento da força-tarefa anunciada na manhã pelo prefeito David Almeida, para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas.

 

“Estamos nas ruas, trabalhando em uma fase de desdobramento da ação anunciada hoje pelo prefeito. Essa é uma área comum dentre muitas outras que temos na cidade, com construção de casas de alvenaria em cima do leito do igarapé, que acabam estreitando o curso natural das águas”, afirmou o vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, que vistoriou o trabalho nesta manhã.

 

As máquinas retroescavadeiras que realizam o processo de desassoreamento e escavação dos igarapés não têm acesso ao local, pois há várias casas construídas dentro do igarapé. Por isso, os homens da Semulsp, equipados com luva,  bota e macacão, realizam a limpeza. “É assim, com muita dificuldade, que nós vamos melhorar a cidade de Manaus para todos nós”, disse Rotta.

 

Simultâneo a esse trabalho, as máquinas da Seminf atuam no início do igarapé do Goiabinha, no conjunto Águas Claras, zona Norte. Nas zonas de difícil acesso, onde o maquinário não consegue adentrar, os homens da Semulsp realizam a limpeza de forma manual, com o auxílio de equipamentos de proteção.

 

“Os homens da limpeza pública vão entrar de forma manual com EPIs, os Equipamentos de Proteção Individual, para lidar com uma situação completamente insalubre. Eles vão fazer a retirada do lixo que, associado às chuvas, causa um grande transtorno à cidade”, explicou o titular da Seminf.

 

De forma paralela e gradual, a prefeitura trabalha em outras 17 zonas da cidade, realizando os serviços de dragagem dos igarapés e desassoreamento. São eles: Jardim Primavera, Parque Riachuelo, comunidade Fé em Deus, Colônia Terra Nova, conjunto Aristocrático, bairro Flores, bairro Alvorada, bairro Santo Antônio, igarapé do Goiabinha (no conjunto Águas Claras), avenida Itaúba (no bairro Jorge Teixeira), bairro da União, avenida Coronel Teixeira (Ponta Negra), bairro União da Vitória, bairro Parque 10 e bairro Dom Pedro.

 

Força-tarefa

Os três pontos anunciados nesta sexta-feira pelo prefeito David Almeida estão programados para receber manutenção e substituição da rede de drenagem.

 

A avenida Getúlio Vargas, no Centro; a avenida Torquato Tapajós, nas proximidades do hospital Delphina Aziz, e a rua Barreirinha, no bairro São José, zona Leste, foram mapeados como áreas que, historicamente, alagam.

 

— — —

Texto – Alessandra Taveira/Seminf

Fotos – Osmar Neto/Seminf

Disponíveis em https://flic.kr/s/aHBqjzAhya

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse