Notícias

Prefeitura realiza 1ª Feira de Programas e Projetos integrantes do Plano do Governo Municipal

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta segunda-feira, 20/9, a 1ª Feira de Programas e Projetos integrantes do Plano do Governo Municipal, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona Centro-Sul. A programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Subsecretaria de Gestão Educacional, do Departamento de Gestão Educacional (Dege) e da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage). As ações visam garantir a implementação de programas e projetos de qualidade nas escolas, no intuito de apoiar a melhoria da gestão escolar e, consequentemente, o desempenho dos estudantes.

 

 

O evento contou com estandes dos dez projetos realizados na rede municipal de ensino e ainda com a participação das instituições parceiras como o Uninorte, Fametro, Estácio de Sá, Universidade Paulista (Unip), Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), Polícia Militar Ambiental e Instituto Batista Ida Nelson.

 

O objetivo é divulgar aos setores da sede da Semed e gestores escolares os programas e projetos integrantes do Plano do Governo Municipal. O subsecretário municipal de Gestão Educacional, Carlos Guedelha, afirmou que o poder público cumpre com seu planejamento de buscar a melhoria na qualidade do processo de ensino-aprendizagem em toda a rede municipal.

 

“Cabe a nós, da Semed, fazer acontecer aquilo que o prefeito David Almeida prometeu em seu plano de governo, aquilo que ele firmou como estratégias, como ações do projeto. O prefeito tem a proposta de transformar Manaus em um lugar melhor para se viver, a partir da educação. Isso não é algo abstrato, mas concreto, e por meio dos projetos que estamos desenvolvendo, vamos fazer com que Manaus seja um lugar melhor de levar a educação a toda comunidade manauara”, afirmou.

 

Para a chefe da Dage, Rute Moreira, a feira tem uma importância relevante para mostrar aos educadores da rede sobre os programas e projetos que estão sendo desenvolvidos para a melhoria da aprendizagem em várias vertentes.

 

“A importância desse evento é porque esses projetos visam melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, e a educação como um todo. São projetos pedagógicos para trabalhar o ser humano na sua forma integral de maneira holística, porque nós sabemos que a pandemia trouxe grandes dificuldades para a educação. E esses projetos visam auxiliar a escola, os nossos alunos e a comunidade escolar como um todo”, completou.

 

Programas

O programa-piloto “Minha Escola Saudável”, que atua em 12 unidades de ensino de todas as zonas da cidade, atende alunos da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (Eja), e, desde junho deste ano, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). De acordo com a coordenadora, Jackeline Galdino, a equipe multidisciplinar é formada por profissionais de nutrição, educação física, psicologia, serviço social e pediatria.

 

“O programa visa levar para dentro das escolas, não somente para as crianças, mas para toda comunidade escolar, a importância da alimentação saudável prevenindo a obesidade e o diabetes. Nossa equipe é multidisciplinar e a intenção é expandir para que outras escolas sejam beneficiadas com essa ação. Nosso programa está junto com o ‘Educar pelo Esporte’, por isso, as 12 escolas selecionadas têm também esse projeto, porque está sendo visada a educação física de uma maneira prática e efetiva”, comentou.

 

O projeto-piloto que pertence ao Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), intitulado “Família na Escola é 10”, funciona em oito escolas municipais de todas as zonas, beneficiando alunos do 3º ano do ensino fundamental. A coordenadora Karla Menezes, destacou a importância do trabalho pedagógico nas unidades.

 

“A importância é conseguir trazer o pai para a escola, para contribuir no processo do filho dele de superar as dificuldades de aprendizagem que tem apresentado. É uma equipe multiprofissional do Cemasp, que dá o suporte e orientação, para que os pais ajudem seus filhos sobre as dificuldades que eles estão enfrentando”, contou.

 

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmWGM7th

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse