Notícias

Prefeitura promove capacitação para servidores em plataforma de informação urbana

Servidores da Prefeitura de Manaus, que atuam no licenciamento, fiscalização e urbanismo, participam de uma série de treinamentos internos para a capacitação de uso da plataforma ArcGIS, dentro do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

 

Prefeitura promove capacitação para servidores em plataforma de informação urbana

Divididos em grupos, os colaboradores recebem treinamento produzido pela Gerência de Informação e Geoprocessamento (GIG) do instituto, com o suporte do gerente de Informação e Geoprocessamento, Luiz Augusto Albuquerque, atuando dentro do ambiente geocolaborativo do próprio sistema.

 

A plataforma é um sistema de informação geográfica (GIS) usado para criação e utilização de mapas, compilação de dados geográficos, análise de informações mapeadas e gestão de informação geográfica em banco de dados.

 

Os treinamentos ocorrem com carga horária de 4 horas diárias, para conhecer especialmente a ferramenta de edição dentro do ambiente de colaboração.

 

O banco de dados no ArcGIS permite um melhor desempenho em relação ao trabalho dos setores técnicos e nas ações integradas de planejamento, desenvolvimento de projetos e fiscalização de forma mais adequada e sustentável para a cidade e para as demandas da população.

 

“São ferramentas que ajudam a gestão pública a ser mais eficiente. Ter conhecimento do espaço geográfico é fundamental para tomada de decisões, gerando mapas mais precisos, temáticos e relatórios. Com os mapas e o georreferenciamento da área urbana identificamos as regiões com maior demanda de investimento, de serviços e para receber futuros equipamentos públicos e melhorias”, comenta o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

 

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb

 

 

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse