Prefeitura promove capacitação para servidores em plataforma de informação urbana

Servidores da Prefeitura de Manaus, que atuam no licenciamento, fiscalização e urbanismo, participam de uma série de treinamentos internos para a capacitação de uso da plataforma ArcGIS, dentro do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Divididos em grupos, os colaboradores recebem treinamento produzido pela Gerência de Informação e Geoprocessamento (GIG) do instituto, com o suporte do gerente de Informação e Geoprocessamento, Luiz Augusto Albuquerque, atuando dentro do ambiente geocolaborativo do próprio sistema.

A plataforma é um sistema de informação geográfica (GIS) usado para criação e utilização de mapas, compilação de dados geográficos, análise de informações mapeadas e gestão de informação geográfica em banco de dados.

Os treinamentos ocorrem com carga horária de 4 horas diárias, para conhecer especialmente a ferramenta de edição dentro do ambiente de colaboração.

O banco de dados no ArcGIS permite um melhor desempenho em relação ao trabalho dos setores técnicos e nas ações integradas de planejamento, desenvolvimento de projetos e fiscalização de forma mais adequada e sustentável para a cidade e para as demandas da população.

“São ferramentas que ajudam a gestão pública a ser mais eficiente. Ter conhecimento do espaço geográfico é fundamental para tomada de decisões, gerando mapas mais precisos, temáticos e relatórios. Com os mapas e o georreferenciamento da área urbana identificamos as regiões com maior demanda de investimento, de serviços e para receber futuros equipamentos públicos e melhorias”, comenta o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb