Notícias

Prefeitura promove ‘blitz educativa’ voltada a motociclistas da zona Oeste de Manaus

Os motociclistas que trafegavam, nesta quarta-feira, 11/5, na avenida Brasil, zona Oeste de Manaus, foram surpreendidos com uma blitz educativa promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e parceiros. Durante as abordagens, os motociclistas receberam material educativo, além de orientações sobre segurança no trânsito e até um vale para troca de óleo gratuita. A atividade faz parte do “Maio Amarelo”, campanha internacional voltada para reduzir vítimas de acidentes de trânsito.

 

 


 

 

Também participaram da “blitz educativa” o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran); Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio do Núcleo Especializado de Operações de Trânsito e Yamaha; além das revendedoras de motocicletas: Braga Motos e TV Lar.

 

Para o diretor de Educação de Trânsito e Estatística do IMMU, Pedro Miranda, os motociclistas devem receber uma atenção especial por causa do número de acidentes envolvendo esses veículos. “Esta é uma atividade que visa, prioritariamente, a orientação sobre a conduta que os motociclistas devem ter no trânsito da cidade. Primeiro, são verificados os itens de segurança e, em seguida, é feita uma dinâmica dentro de um veículo para que tenham a experiência da visão do motorista em relação aos pontos cegos dos carros”, explicou.

 

Um dos que participaram da dinâmica foi o defensor público Luís Maurício Oliveira Bastos, que elogiou a experiência. “As  instruções são bastante válidas, porque quem pilota motos, raramente têm o ponto de vista do motorista de carro. É muito importante para o motociclista prestar bem atenção no trânsito e nos chamados ‘pontos cegos’”, afirmou.

 

O chefe de Relações Institucionais da Yamaha, Rafael Lourenço, disse ser responsabilidade de todos manter a paz no trânsito. “A montadora Yamaha entende sua responsabilidade e, em parceria, com as autoridades de trânsito – ao unirmos forças – podemos reduzir os acidentes de trânsito, especialmente, com os motociclistas que são o elo mais frágil desta corrente”, destacou.

 

Segundo o 1º sargento do BPTran, Cleiton Silva, a ação é importante ao visar maior segurança aos motociclistas por meio da educação no trânsito. “Quando fazemos as abordagens alguns motociclistas reagem assustados. Ao verem uma operação que não sabem do que se trata ficam com certo receio. Hoje estamos com a função puramente educativa”, frisou o policial militar.

 

De acordo com a gerente de pós-venda do grupo TV Lar, Bruna Rosa, entre outras ações realizadas na blitz, está a orientação aos motociclistas por meio de instrutores sobre os cuidados com o ponto cego. “Eles elogiam a iniciativa e fica claro que nós das concessionárias, temos compromisso com o trânsito da cidade”, disse.

 

— — —

Texto – Álisson Castro/IMMU

Fotos – Sidney Mendonça/IMMU

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse