Notícias

Prefeitura oferece capacitação técnico administrativa para servidores da Semed

A Prefeitura de Manaus oferece capacitação técnico administrativa para os mais de 16 mil servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre estatutários, Regime de Direito Administrativo (RDA), comissionados, estagiários (em capacitações específicas) e os terceirizados, seguindo metas da gestão do prefeito David Almeida de qualificação dos profissionais da rede municipal de ensino. Por conta da pandemia da Covid-19, os cursos são realizados de forma remota.

 

 

Executado pela Coordenadoria de Treinamento, da Divisão de Pessoal da Semed, as capacitações são ofertadas de fevereiro a novembro, de forma ininterrupta, em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI), que é o carro chefe em capacitação da Semed.

A coordenadora de Treinamento, Ray Câmara, destacou a importância das capacitações e o trabalho realizado pela prefeitura de oportunizar uma qualificação dentro da rede.

“É muito importante que o servidor se capacite pelo conhecimento e domínio de novas técnicas e propostas de trabalho. Além de fortalecer o senso de valor pessoal, de capacidade de produção, também estará investindo no aprimoramento e celeridade das respostas ao progresso da máquina pública. O servidor muito bem capacitado torna-se um gestor responsável por sua área de trabalho, seja a recepção que precisa atender muito bem, seja o professor de sala de aula, todos crescemos juntos e ganhamos força, respeito e resultados visíveis através da capacitação”, comentou.

Há cinco anos na Divisão de Pessoal, sendo dois no setor da Folha de Pagamento da Semed, o assessor técnico Michael Pimenta Saldanha já teve a oportunidade de participar dos cursos de Ferramentas Google, MBA em Governança Pública e Gestão Administrativa, Power Bi, Corel Draw e Photoshop – Softwares de Design Gráfico e Orçamento Público.

“Os cursos de capacitação ofertados pela ESPI, na pessoa da professora Ray Câmara, responsável pelos cursos pela Semed, são de suma importância para os servidores envolvidos, além de auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional. Os cursos têm auxiliado de forma brilhante nas tomadas de decisão dos gestores da secretaria, sendo municiados por relatórios intuitivos, conforme a capacitação de Power Bi e princípios de orçamento público, que nos ajudam nas medidas para controle orçamentário da secretaria”, disse.

Parcerias


A Semed trabalha também com outras parcerias para a capacitação, como a Escola de Contas Públicas, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM); Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público do Estado do Amazonas (Esasp) e Escola Nacional de Administração Pública/Governo Federal (ENSP). Além disso, a secretaria está firmando este ano, parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), voltada para a capacitação da área de transportes.

Cursos


As capacitações ofertadas pela Coordenadoria de Treinamento da Semed são da área técnico administrativas, contudo, mesmo os servidores das unidades escolares podem e têm participado. Os cursos são relacionados, tais como: fiscalização de contrato, redação oficial, atendimento ao público, inglês, espanhol, elaboração de projetos e termo de referência, direito administrativo, direito constitucional, direito público, políticas públicas, brigada de incêndio, manipulação de alimentos e uma infinidade de outras ofertas.

A divulgação dos cursos é realizada pelo e-mail corporativo da Semed, além dos agentes internos de divulgação que ajudam no processo das informações.

Desde março, 600 servidores estão participando dos cursos de capacitação ofertados pela Esasp, Espi e TCE-AM. O próximo curso será de Secretariado Escolar: organização e funcionamento – Turma 1, destinado para os secretários escolares das unidades de ensino da rede. A capacitação vai ocorrer de 30 de junho a 29 de julho.

 

Pós-graduação

 

Cerca de 17 servidores tiveram a chance de participar do curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Espi e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e 100 servidores foram pós-graduados em Governança Pública, por meio do convênio da Prefeitura de Manaus com a Faculdade Educacional Lapa (Fael). Este ano, a Coordenadoria de Treinamento ganhou sete computadores e um Centro de Treinamento dentro da sede da Semed.

 

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed

Foto – Eliton Santos / Semed

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse