Notícias

Prefeitura inicia diagnóstico para melhoria na segurança das escolas municipais

A Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Segurança Pública e de Defesa Social (Semseg), iniciou o diagnóstico da segurança nas unidades escolares, com visitas e levantamento de informações. Nessa segunda-feira, 21/2, quatro escolas que recentemente sofreram com furtos receberam as equipes técnicas das pastas.

 

 

De acordo com o titular da Semseg, Sérgio Fontes, uma das prioridades da atual gestão é a segurança da população, por isso, a comitiva da segurança e educação iniciou o alinhamento de ações para melhorias.

 

“Nós estamos aqui pela parte da Semseg a pedido do prefeito David Almeida, para a gente ver o que é possível fazer para diminuir a insegurança nos prédios públicos municipais, principalmente as escolas. A gente compartilha da preocupação dos professores e do secretário Pauderney Avelino, pois, quando uma escola pública municipal é invadida, os alunos ficam vários dias sem aula por conta de ataques de criminosos, que muitas vezes não ganham quase nada com esse tipo de ataque. Então, nós estamos aqui vendo o que é possível melhorar com a nossa segurança eletrônica e com outras medidas de segurança que possam impedir ou pelo menos dificultar a ação dos criminosos”, disse Fontes.

 

Uma das responsáveis pelo Programa de Segurança nas Escolas (Proseg) da Semed, Ilenilda de Araújo afirmou que as quatro escolas que sofreram com furtos nesta semana estão tendo os equipamentos repostos pela prestadora de serviço de segurança que atende a secretaria.

 

“Hoje, o programa visitou quatro escolas e contamos com o auxílio do secretário municipal de Segurança, Sérgio Fontes, para verificar a situação dessas escolas. Já estamos com uma equipe e com a prestadora de serviço de segurança para verificar que ações nós iremos realizar diante dos furtos que essas escolas têm sofrido e do prejuízo pedagógico que tem ficado para os nossos alunos. A prefeitura se preocupa, sim, com essa demanda e vai buscar com certeza esforços para inibirmos essas ações”, afirmou a educadora.

 

As unidades visitadas foram as escolas municipais Maria Auxiliadora Santos Azevedo, Manoel Francisco Garcia Marques, Governador Danilo de Matos Areosa e Vicente Mendonça Júnior.

 

Proseg

 

Criado no segundo semestre de 2021, o Programa de Segurança nas Escolas já está em processo de modernização do sistema de segurança com o aumento das tipologias de A a D e apoio de 145 postos de Agentes de Portaria (AGPs), além da utilização do aplicativo Sasi – Escola e Comunidade Segura, que é destinado à comunidade que vive no entorno das escolas e pelos servidores da Semed.

 

— — —

Texto – Divulgação/Semed

Fotos – Paulo Rogério/Semed

Disponíveis em –  https://flic.kr/s/aHBqjzDh4u

https://flic.kr/s/aHBqjzDh4u

 

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse