Notícias

Prefeitura encerra ‘Seminário dos Conselhos Escolares da Semed’

A Prefeitura de Manaus encerrou o “Seminário dos Conselhos Escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed)”. O evento, organizado pela Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), ocorreu nas sete divisões distritais, no período 19 julho a 9 de agosto, e foi coordenado pelo Grupo de Articulação e Fortalecimento dos conselhos escolares (GAFCE). O objetivo foi dar continuidade ao projeto de fundamentação sobre o papel do conselho escolar como órgão colegiado de apoio à Gestão Democrática da Educação, iniciado em 2018.

 

 

A ação faz parte do projeto de formação dos conselhos escolares da rede municipal. O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, destacou que os conselhos escolares vão ser importantes para execução do Programa Gestão nas Escolas (Progesc) e do Programa Orçamento na Escola (Proesc), criados na gestão do prefeito David Almeida para dar mais transparência e autonomia aos gestores escolares.

 

“O conselho escolar é uma das principais etapas da construção da escola, e dentro do conceito que a prefeitura está implementando na Semed, com o Progesc e o Proesc, entendemos que é a partir do conselho escolar que vamos fortalecer esses Programas, criados para facilitar e melhorar a vida das escolas. Esses programas marcam um novo momento na Semed, de eficiência, transparência, legalidade para que a gente possa ser exemplo de ações para nossa comunidade”, explicou Avelino.

 

Em 2021, por conta da pandemia, o seminário foi realizado de forma híbrida, ou seja, presencial e remota, com palestras, abordando, por exemplo, a questão da neuroplasticidade e relatos de experiências, vivenciadas no período do ensino remoto e híbrido. A temática preponderante neste ano foi sobre a capacidade que o cérebro tem para se adaptar a novas realidades, tendo em vista o novo momento vivido, fruto do distanciamento social, ainda necessário para Manaus continuar com números de casos de infecção controlados.

 

Segundo o coordenador do Gafce da Semed, Luiz Albuquerque, o seminário de 2021 teve uma grande participação e pela importância da temática trabalhada.  “Podemos dizer que tivemos um balanço muito positivo, tendo em vista que alcançamos o objetivo proposto, que era mobilizar todos os conselhos escolares da rede para um momento de formação, mesmo que tenha sido uma formação híbrida, conseguimos chegar a  todas as escolas da rede com a temática trabalhada, que foi de suma importância e relevante para o momento atual que estamos vivendo”, pontuou.

 

Certificados
O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre presidentes, tesoureiros e presidentes da comissão fiscal dos conselhos escolares, além de gestores escolares e chefes das Divisão Distrital Zonal do município de Manaus. Durante a solenidade, foram entregues 14 certificados de reconhecimento pela participação no “Seminário dos conselhos escolares de 2021”, a gestores escolares e chefes de Divisões Distritais Zonais (DDZs).

 

“Para o DDZ Leste 2, esse certificado representa o reconhecimento de um trabalho realizado pela nossa gerência administrativa e do setor de verbas federais, que acompanha diretamente os conselhos escolares. E também significa o reconhecimento dado a DDZ Leste 2 por trabalhar autonomia dos conselhos escolares, favorecendo as suas ações e apoiando naquilo que mais necessitamos que é a gestão financeira das unidades escolares”, disse a chefe da DDZ Leste 2, Socorro Duarte.

 

Outra unidade certificada foi a escola Roberto Ruiz Hernandes, localizada no bairro São José Operário, zona Leste, que atende mais de 1.600 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.  Segundo o gestor da unidade, Sérgio Garcia, participar do seminário em 2021 foi desafiador, mas a escola conseguiu enfrentar todos os obstáculos usando atitudes de superação.

 

“A palavra da nossa escola é superação, conseguimos ter êxito com muita garra e determinação para participar até o fim desse seminário e também conseguimos executar inúmeros projetos exitosos neste ano na escola. E, hoje, estamos com sentimento de dever cumprido com essa menção honrosa que a escola está recebendo”, declarou.

 

Agora, a Semed está preparando o seminário em nível nacional com data prevista para o período de 23 a 25 de novembro, de forma remota. O evento será organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Sobral, do Ceará, além de outros órgãos.

 

— — —

Texto – Emerson Santos/Semed

Fotos – Eliton Santos/Semed

 

Disponíveis em – https://bit.ly/37wtWNr

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse