Prefeitura encerra ‘Seminário dos Conselhos Escolares da Semed’
A Prefeitura de Manaus encerrou o “Seminário dos Conselhos Escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed)”. O evento, organizado pela Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), ocorreu nas sete divisões distritais, no período 19 julho a 9 de agosto, e foi coordenado pelo Grupo de Articulação e Fortalecimento dos conselhos escolares (GAFCE). O objetivo foi dar continuidade ao projeto de fundamentação sobre o papel do conselho escolar como órgão colegiado de apoio à Gestão Democrática da Educação, iniciado em 2018.
A ação faz parte do projeto de formação dos conselhos escolares da rede municipal. O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, destacou que os conselhos escolares vão ser importantes para execução do Programa Gestão nas Escolas (Progesc) e do Programa Orçamento na Escola (Proesc), criados na gestão do prefeito David Almeida para dar mais transparência e autonomia aos gestores escolares.
“O conselho escolar é uma das principais etapas da construção da escola, e dentro do conceito que a prefeitura está implementando na Semed, com o Progesc e o Proesc, entendemos que é a partir do conselho escolar que vamos fortalecer esses Programas, criados para facilitar e melhorar a vida das escolas. Esses programas marcam um novo momento na Semed, de eficiência, transparência, legalidade para que a gente possa ser exemplo de ações para nossa comunidade”, explicou Avelino.
Em 2021, por conta da pandemia, o seminário foi realizado de forma híbrida, ou seja, presencial e remota, com palestras, abordando, por exemplo, a questão da neuroplasticidade e relatos de experiências, vivenciadas no período do ensino remoto e híbrido. A temática preponderante neste ano foi sobre a capacidade que o cérebro tem para se adaptar a novas realidades, tendo em vista o novo momento vivido, fruto do distanciamento social, ainda necessário para Manaus continuar com números de casos de infecção controlados.
Segundo o coordenador do Gafce da Semed, Luiz Albuquerque, o seminário de 2021 teve uma grande participação e pela importância da temática trabalhada. “Podemos dizer que tivemos um balanço muito positivo, tendo em vista que alcançamos o objetivo proposto, que era mobilizar todos os conselhos escolares da rede para um momento de formação, mesmo que tenha sido uma formação híbrida, conseguimos chegar a todas as escolas da rede com a temática trabalhada, que foi de suma importância e relevante para o momento atual que estamos vivendo”, pontuou.
Certificados
O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre presidentes, tesoureiros e presidentes da comissão fiscal dos conselhos escolares, além de gestores escolares e chefes das Divisão Distrital Zonal do município de Manaus. Durante a solenidade, foram entregues 14 certificados de reconhecimento pela participação no “Seminário dos conselhos escolares de 2021”, a gestores escolares e chefes de Divisões Distritais Zonais (DDZs).
“Para o DDZ Leste 2, esse certificado representa o reconhecimento de um trabalho realizado pela nossa gerência administrativa e do setor de verbas federais, que acompanha diretamente os conselhos escolares. E também significa o reconhecimento dado a DDZ Leste 2 por trabalhar autonomia dos conselhos escolares, favorecendo as suas ações e apoiando naquilo que mais necessitamos que é a gestão financeira das unidades escolares”, disse a chefe da DDZ Leste 2, Socorro Duarte.
Outra unidade certificada foi a escola Roberto Ruiz Hernandes, localizada no bairro São José Operário, zona Leste, que atende mais de 1.600 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Segundo o gestor da unidade, Sérgio Garcia, participar do seminário em 2021 foi desafiador, mas a escola conseguiu enfrentar todos os obstáculos usando atitudes de superação.
“A palavra da nossa escola é superação, conseguimos ter êxito com muita garra e determinação para participar até o fim desse seminário e também conseguimos executar inúmeros projetos exitosos neste ano na escola. E, hoje, estamos com sentimento de dever cumprido com essa menção honrosa que a escola está recebendo”, declarou.
Agora, a Semed está preparando o seminário em nível nacional com data prevista para o período de 23 a 25 de novembro, de forma remota. O evento será organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Sobral, do Ceará, além de outros órgãos.
— — —
Texto – Emerson Santos/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://bit.ly/37wtWNr
Notícias relacionadas

David Almeida decreta situação de emergência em Manaus

Prefeitura de Manaus abre ano letivo das escolas ribeirinhas do rio Negro

Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas divulgam calendário de matrículas para o ano letivo de 2021

Prefeitura entrega mais uma remessa de cartões do programa ‘Nossa Merenda’

Alunos da rede municipal de ensino vão receber café da manhã e almoço na escola

Plano de ação da Prefeitura vai traçar estratégia para a recuperação de quase 500 escolas

Prefeitura alinha ações para o retorno das aulas

Prefeitura irá adotar ações de segurança para o retorno às aulas

Prefeitura e Governo adotam procedimento on-line de matrículas

Prefeitura suspende atividades na sede da Semed e unidades administrativas

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Prefeitura divulga link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Prefeitura de Manaus suspende o calendário de matrículas

Prefeitura de Manaus realiza palestra on-line sobre saúde mental com servidores da Semed

Prefeitura de Manaus prorroga atividades por teletrabalho aos servidores da educação

Prefeitura prorroga automaticamente a validade de licenças ambientais em Manaus

Distribuição do cartão “Nossa Merenda” será retomada em Manaus

Prefeitura inicia recuperação de área afetada por erosão no Santa Etelvina

Prefeito David Almeida confirma investimento de R$ 17 milhões com programa ‘Nossa Merenda’

Prefeitura oferta 400 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes on-line

Prefeitura reinicia a distribuição de mais 26 mil cartões do “Nossa Merenda”

Servidores que estão entregando o cartão ‘Nossa Merenda’ recebem equipamentos de segurança

Waldenize Carvalho Monteiro Maia

‘Home office’ na Semed é estendido até o dia 7/2

Prefeitura e governo iniciam matrículas para novos alunos no próximo dia 8

Alunos da zona rural começam a receber “kit merenda”

Prefeitura de Manaus disponibiliza curso de Libras para servidores da Semed

Prefeitura de Manaus realiza reunião com Fundação Matias Machline, para aperfeiçoar educação a distância

Central de Atendimento de Matrículas com telefone 0800 passa a operar a partir de segunda, 8