Prefeitura e Iphan tratam de projetos do Largo e Mirante da Ilha
A primeira grande área vertical de entretenimento, lazer, contemplação e negócios às margens do rio Negro, na rua Bernardo Ramos com a avenida Sete de Setembro, Centro, na Ilha de São Vicente, a ser construída pela Prefeitura de Manaus, voltou a ser pauta cooperativa entre o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas.
O Implurb apresentou consulta prévia ao órgão federal para o projeto do Largo e Mirante da Ilha, dentro do “Nosso Centro”, que faz parte do plano de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida.
“Foi mais uma reunião de alinhamento de conceitos e de entendimentos que visa justamente qualificar a primeira ideia, para que o Centro Histórico ganhe, de fato, com a intervenção. Queremos potencializar os ganhos culturais, sociais, econômicos e a sustentabilidade do projeto”, destacou a superintendente do Iphan, Karla Bitar.
Após a consulta prévia, o Implurb está debruçado no escopo técnico do memorial descritivo do Largo e Mirante, com detalhamento para fornecer o entendimento do conceito arquitetônico e de vários usos que passarão a existir no espaço, além de destacar a importância da intervenção como polo dinamizador para a região central.
“De certeza a intervenção vai levar mais vida e circulação de pessoas, turistas e negócios para as vias do entorno, como as ruas Bernardo Ramos e Visconde de Mauá, e a avenida Sete de Setembro, oferecendo uma diversidade de usos que não temos hoje. Como é um grande equipamento urbano, ele foi projetado para abrigar várias ações de cultura, lazer, gastronomia, negócios e tudo mais, tendo como fundo o rio Negro”, explicou o arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, diretor de Planejamento do Implurb.
Obra
O antigo prédio da Companhia Energética do Amazonas (Ceam) vai abrigar um complexo de lazer e negócios, com foco no turismo, incluindo um pier, mirante, varandas, praça de alimentação coberta, decks e uma bela cobertura sinuosa que remete a um banzeiro. Será uma das reconversões de uso projetadas para o “Nosso Centro”, onde um antigo prédio de uso operacional será transformado no Edifício Mirante da Ilha.
O prédio de quatro andares, incluindo o térreo, vai proporcionar uma vista privilegiada para o rio Negro, em um dos pontos mais avançados da Ilha de São Vicente, contemplando espaços para projetos comerciais, como restaurantes, banheiros, lanchonetes e bares, além de área de exposições culturais, apresentações de shows, paisagismo e convivência integrada entre a construção e o ambiente natural.
O edifício terá estrutura coberta, mas com vãos vazados que vão permitir, em vários níveis, a observação para o rio e sua contemplação. A obra vai se integrar ao parque urbano, construindo um grande largo, associado à circulação de vários modais e requalificação de áreas vazias.
O largo que será criado no espaço envolve prédios de interesse de preservação até a rua Bernardo Ramos. Com a reconversão do edifício, no térreo ele contará com uma grande praça coberta, seguida de um segundo andar para área cultural e central de artesanato. No local, artistas poderão fazer exposições e apresentar shows. No terceiro pavimento, ficará a gastronomia, com três operações de restaurantes, e no quarto o mirante.
Resgate
O planejamento prevê o resgate dos elementos originais da pavimentação das calçadas e das ruas; instalação de mobiliários urbanos e arborização das vias; implementação de acessibilidade nas esquinas e logradouros; melhoria da iluminação ambiente e cênica no prédio.
Os trabalhos são concentrados na Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus, criada pelo decreto 5.034, que atua na definição de pontos de intervenção para o plano. O “Nosso Centro” tem três grandes eixos: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”.
A comissão tem coordenação do Implurb, contando com diretores, gestores e técnicos com expertise no tema, da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
— — —
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Divulgação/Implurb
Notícias relacionadas

David Almeida decreta situação de emergência em Manaus

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Prefeitura retoma reuniões do Conselho de Desenvolvimento Urbano por videoconferência

Prefeitura prorroga automaticamente a validade de licenças ambientais em Manaus

Vítimas de Covid-19

Prazos de licenciamento urbano e para alvarás de construção são prorrogados pela prefeitura

Prefeitura inicia recuperação de área afetada por erosão no Santa Etelvina

Prefeitura oferta 400 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes on-line

Para dar celeridade à análise de processos do Implurb, prefeitura faz reunião extraordinária por videoconferência

Prefeitura reduz para até 24 horas prazo de expedição de Certidão de Endereço emitida pelo Implurb

Pedidos de licenciamento de obras tem alta de 16,2% no mês de janeiro de 2021

Acervo técnico do Implurb é 100% digitalizado, somando mais de 12 milhões de documentos

Vítimas de Covid-19

Prefeitura inicia obra emergencial de reparo na drenagem da rua João Valério

Vera Lúcia Costa de Souza

Prefeitura monta esquema especial de transporte e trânsito para os dois dias de provas

Manauscult e Implurb firmam parceria para estruturar Centro de Arqueologia de Manaus

Parceria entre prefeitura e Iphan vai viabilizar recuperação de patrimônio histórico edificado no Centro

Grupos de trabalho irão elaborar planos de Proteção de Cursos D’água e de Passeio

Implurb lança canal de atendimento técnico para processos, por WhatsApp

Prefeitura e Iphan discutem normativa para intervenções e plano habitacional no Centro Histórico de Manaus

Calçadão de pedras portuguesas da Ponta Negra recebe recomposição e serviços de manutenção

Prefeitura reafirma compromisso com a segurança de alunos e professores

Mulheres são maioria entre servidores e chefias no Implurb, dando toque feminino ao urbanismo

Prefeitura oferta 80 vagas para workshop do projeto ‘Conexão de Aprendizagem’

Prefeitura cria comissão técnica para atuar na revitalização ampla do Centro Histórico

Prefeitura oferece mais de 30 serviços em formato 100% digital no Implurb

Prefeitura e Conselho de Arquitetura e Urbanismo assinam termo de cooperação técnica

Prefeitura alerta população para tentativa de golpe por telefone