Notícias

Prefeitura divulga cronograma semanal da campanha antirrábica animal

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, irá atuar, entre 21 e 25 de fevereiro, em nove bairros da cidade com as ações da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, iniciada no dia 9 de dezembro, para a imunização de cães e gatos contra raiva.

 

 

Nesta segunda-feira, 21/2, as equipes de vacinadores percorreram as ruas dos bairros Alvorada, Dom Pedro, Lírio da Vale, Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara, sendo que o trabalho será mantido nesses cinco bairros até quarta-feira, 23/2.

 

As equipes de vacinadores atuam no horário das 8h às 13h. Podem ser vacinados animais apresentando um bom estado de saúde e que tenham acima de três meses de idade.

Na quinta-feira, 24/2, e na sexta-feira, 25/2, as equipes irão executar o trabalho nos bairros Compensa (Vila Marinho), São Jorge, Tarumã-Açu (Cidade das Tribos, Vivenda Verde e Cachoeira Alta) e Tarumã (Parque dos Nobres).

O diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Araújo Rodrigues, ressalta a importância da vacinação de cães e gatos contra a raiva, zoonose que pode ser transmitida para o ser humano.

“A raiva é uma doença infecciosa que acomete mamíferos, o que inclui morcegos, cães, gatos e o ser humano. A maioria dos casos está relacionada aos morcegos contaminados. A contaminação ocorre muitas vezes quando cães e gatos caçam e têm contato quando encontram o morcego caído no chão. Então, a vacinação de cães e gatos é importante tanto para proteger a saúde dos animais, quanto para reduzir o risco de transmissão da doença para as pessoas. E a vacinação deve ocorrer anualmente”, alerta Rodrigo Araújo, lembrando que a raiva é caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, que pode ser transmitida por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras de mamíferos contaminados pelo vírus.

Serviço

O CCZ ainda mantém durante todo o ano a oferta da vacina contra raiva em dois postos fixos de vacinação que funcionam na própria sede do CCZ, no bairro Compensa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h; e na Unidade Móvel instalada na Minivila Olímpica do bairro Coroado, de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h.

Para mais informações sobre a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A população também pode entrar em contato com o CCZ, somente para mensagens por WhatsApp, nos telefones 98842-8484 e 98842-8359, ou pelo email cczcidadao@pmm.am.gov.br .

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – João Viana / Arquivo Semcom

Disponível em – https://flic.kr/p/2mPTvci

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse