Prefeitura de Manaus vacina profissionais de nove unidades de saúde neste sábado, 23
Profissionais de nove unidades da rede estadual de saúde começaram a ser vacinados pela Prefeitura de Manaus neste sábado, 23/1, contra a Covid-19. A imunização começou às 16h e deve se estender até às 21h, período em que as equipes da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estarão preparadas para atender os trabalhadores de plantão, conforme relação encaminhada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM).
As unidades atendidas serão os Hospitais e Prontos-socorros (HPS) 28 de Agosto, João Lúcio, Delphina Aziz e Platão Araújo, Fundação de Medicina Tropical Doutro Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC), na zona Oeste, Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM), Maternidade Ana Braga e Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon). De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, Marinélia Ferreira, os profissionais indicados pela SES são aqueles que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Sala Vermelha. Um total de 2.141 doses foi reservada para a vacinação nessas unidades de saúde.
A utilização de critérios de preferência dentro do grupo prioritário “Profissionais de Saúde”, foi pactuada entre a Semsa e a SES-AM, no âmbito da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para garantir prioridade no recebimento da vacina aos trabalhadores mais expostos aos riscos de contaminação dentro das unidades hospitalares. A análise dos riscos e a escolha dos trabalhadores contemplados, deve ser feita pela SES e, a cada dois dias, encaminhada à Semsa até às 10 horas, para o planejamento da ação, desde a separação das doses até a escala das equipes de vacinadores. Com o planejamento pronto, a Semsa programa a rota de distribuição da vacina para as unidades de saúde, que só pode ser feita sob escola policial.
Na última sexta-feira, 22, as listas foram enviadas fora do prazo e apenas o HPS 28 de Agosto receberia a vacinação para cumprimento de decisão judicial. No entanto, no final da tarde, a Semsa ainda conseguiu iniciar a imunização em outras seis unidades. Até às 11h de hoje, 23, haviam sido registradas 277 doses aplicadas no dia anterior.
Sistema Municipal
O registro das pessoas vacinadas está sendo feito em sistema próprio da Semsa, o Sistema Municipal de Imunização/Covid (SMV/Covid), desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação, em razão do não funcionamento pleno do sistema criado pelo Ministério da Saúde para o registro exclusivo de dados da campanha de imunização contra a Covid-19. O sistema local prevê os mesmos campos de informação do SI-PNI, para facilitar a convergência das informações.
— — —
Texto – Andréa Arruda / Semsa
Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom
Notícias relacionadas

INFORME FUNERÁRIO – Sexta, 1º/1

INFORME FUNERÁRIO – Domingo, 3/1

Prefeitura utilizará UBSs móveis para combater a Covid-19

NOTA DE PESAR – Jornalista Agnaldo Oliveira

Segunda-feira, 4/1

Prefeito David Almeida articula aquisição de vacina para imunizar população manauara contra a Covid-19

Terça-feira, 5/1

Prefeito David discute com Ministério da Saúde e governo vacinação da população

Quarta-feira, 6/1

Prefeito negocia aquisição de 700 mil doses da vacina contra a Covid-19

Quinta-feira, 7/1

Prefeitura instala Gabinete de Crise para enfrentamento da Covid-19

Sexta-feira, 8/1

UBS Nilton Lins será ampliada com ala específica para Covid-19

Sábado, 9/1

Vítimas de Covid-19

Domingo, 10/1

Extensão da UBS Nilton Lins abre na terça-feira voltada ao atendimento de Covid-19 e outras síndromes gripais

Prefeito David Almeida reforça importância de trabalho integrado e combate preventivo à Covid-19

Prefeito, ministro e governador visitam UBS exclusiva para tratamento de Covid-19

Segunda-feira, 11/1

Manaus Previdência mantém suspensão de recadastramento presencial

UBSs preferenciais para Covid-19 recebem visita técnica do Ministério da Saúde

Ramiro Gonçalves

Prefeitura alinha ações para o retorno das aulas

UBS Nilton Lins inicia atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19

Terça-feira, 12/1

Prefeitura irá adotar ações de segurança para o retorno às aulas

Prefeitura realiza ação integrada de limpeza e sanitização na Ponta Negra

Prefeitura realiza mais uma fiscalização em garagens de ônibus para verificar sanitização dos veículos