Notícias

Prefeitura de Manaus realiza transbordo de 500 toneladas de resíduos sólidos

A Prefeitura de Manaus realizou, neste domingo, 29/5, o transbordo de aproximadamente 500 toneladas de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias. O material recolhido da orla de Manaus, pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, zona Centro-Oeste, até o aterro sanitário municipal, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM–010 (Manaus – Itacoatiara). O secretário da Semulsp, Altervi Moreira, junto com o subsecretário Jairo Santos, acompanhou todo o trabalho.

 

29.05.22 - Prefeitura realiza transbordo de resíduos sólidos

 

De acordo com Altervi, diariamente, a prefeitura realiza o trabalho de retirada de resíduos sólidos em toda a orla da capital. As equipes que atuam na limpeza fluvial utilizam redes, balsas e rebocadores, tirando todo o lixo descartado, de forma irregular, nos rios e igarapés.

 “Todo o mês realizamos o trabalho de transbordo dos resíduos. Aqui temos garrafas PETs, sacolas plásticas e outros materiais, que poderiam ser reciclados. Diariamente recolhemos resíduos dos rios e igarapés, é um trabalho contínuo de limpeza, uma determinação do prefeito David Almeida, deixar nossa cidade mais limpa”, informa Altervi.

Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em balsas e encaminhado ao aterro sanitário para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados. A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retira, em média, 35 toneladas de lixo por dia. Grande parte desses materiais retirados das águas é composta de garrafas PETs, descartáveis e artigos domésticos, que poderiam ser reciclados.

“Manaus é uma das únicas cidades do Brasil que tem coleta domiciliar diária em todos os bairros. O apelo é que a população coloque o lixo no horário e no local certo, pois o coletor vai passar. Muitas vezes eles colocam o lixo depois que o coletor passa. Pedimos a consciência da população neste sentido”, observa o titular da Semulsp.

Atendimento

Todos os dias, a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 quilômetros de orla percorridos para a realização desse serviço. Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapé do Franco, igarapé do 40, marina do Davi, porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima recebem ações da prefeitura.

— — —

Texto – Rebeca Mota / Semulsp

Fotos – João Viana / Semcom

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHBqjzRWgc

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse