Notícias

Prefeitura de Manaus realiza integração dos profissionais em estágio probatório da Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 23/7, de modo virtual, pelo canal Semed Educação Manaus, no YouTube, o evento de integração dos professores em estágio probatório das escolas municipais. A iniciativa teve como objetivo acolher os profissionais recém-concursados, entre professores e pedagogos, que atuam na rede municipal de ensino, além de apresentar a estrutura organizacional do órgão, tais como documentos, normas, princípios e valores.

 

 

 

 

A ação contou com a participação de aproximadamente 1.400 profissionais aprovados no concurso público a partir de 2019, em estágio probatório, onde passaram por várias formações sobre a Semed.

 

O professor Evaldo Bezerra, diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), explicou o motivo da Semed realizar a integração destes novos servidores.

 

“A Semed entende que os novos servidores precisam conhecer os seus passos de trabalho, além de entender seus direitos, deveres e obrigações. Então, essa formação visa mostrar como funciona a Semed em suas gerências, departamentos, divisões e procedimentos, porque visamos instrumentalizar nossos professores, para que tenham conhecimento da funcionalidade da nossa rede”, pontuou.

 

A professora Adriana Guimas, coordenadora do Programa de Tutoria Educacional, que possui o intuito de potencializar a prática dos professores em estágio probatório, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades, comentou sobre o sucesso do evento.

 

“Queremos com esse evento acolher esses novos profissionais, sendo um grande momento para dar boas-vindas e aproximá-los das normas, princípios e valores da nossa instituição. Nós realizamos essa integração desde 2018 e neste ano é primeira vez que realizamos de forma remota”, pontuou.

 

Palestras


No decorrer do evento, várias palestras, reflexões e aprendizados. O professor Júnior Mar, diretor do Departamento Geral dos Distritos (DEGD), ministrou a formação “Conhecendo às DDZs; a Semed mais perto de você”, com o intuito de explicar aos novos servidores sobre as competências e ações da secretaria e das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Prefeitura de Manaus.

A professora Adriana Guimas, coordenadora-geral do Programa de Tutoria Educacional (PTE), realizou a formação “Histórico e contextualização da formação para os professores em estágio probatório com apresentação do vídeo institucional PTE”.

 

Em seguida, houve a “Imersão na estrutura organizacional da Semed: os documentos, normas, princípios e valores desta instituição”, sendo apresentado pelo professor Tiago Eugênio. Também teve a palestra “Formação continuada dos professores: um direito que não podemos abrir mão”, sendo ministrada pela professora Rita Esther Ferreira de Luna. Por fim, para concluir o evento, aconteceu a apresentação cultural com o professor Axon Moreira “Educanção”.

 

 

— — —

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed

 

Disponíveis em – https://bit.ly/3hXW16n

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse