Notícias

Prefeitura de Manaus realiza formação sobre a implantação de bibliotecas digitais na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta terça-feira, 12/4, uma formação sobre a implantação de bibliotecas digitais na rede municipal de ensino. O encontro aconteceu na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na qual foi apresentado inicialmente a plataforma Koha. Participaram da reunião bibliotecários e assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs).

 

 

 

 

A ação é realizada de forma integrada com a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e faz parte da meta 20 do Plano de Governo Municipal. A previsão é a implantação, até o final deste ano, de bibliotecas virtuais de referência em cem unidades de ensino de toda rede.

 

O assessor técnico do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Marcello Fontenele, ressaltou a importância da formação e a socialização da plataforma, que será usada para atender as bibliotecas virtuais de referência.

 

“A formação é ajudar na elaboração do projeto, que envolve a criação da biblioteca digital, que é a meta 20 do Plano de Governo Municipal. A Semed tem como meta fazer funcionar essa questão da implementação do acervo literário, que será disponibilizado para toda a rede e para a comunidade escolar como um todo. A meta é dar acesso à comunidade escolar, tanto alunos, professores e à comunidade escolar em geral”, completou.

 

Responsável pela formação dos educadores, a chefe da DDPM, a professora e doutora Inez Alcântara, disse que o software surgiu de uma ideia idealizada pela própria divisão, mas que foi socializada para realizar um trabalho em conjunto com o plano da Semed como um todo.

 

“O evento é resultado de um trabalho, que foi iniciado aqui na DDPM, após a implantação da biblioteca virtual da divisão. A partir disso, nós percebemos a necessidade de avançar, e esse avanço está se dando justamente para a implantação da biblioteca virtual nas escolas municipais, por meio do Koha. É um projeto que vai dar uma visibilidade maior para a Semed e também para a gestão do prefeito David Almeida, que aposta em uma educação de excelência para Manaus”, comentou.

 

Aprendizado

 

O bibliotecário Jorge Hayder, da escola municipal Solange Nascimento, localizada na BR-174, Km 2,5, zona rodoviária, disse que a formação vai ajudar muito em seu trabalho com a implantação da biblioteca digital, principalmente os alunos daquela localidade geográfica.

 

“Nós precisamos sistematizar nossas bibliotecas, para que a gente consiga alcançar o maior número de usuários, que são nossos alunos em potencial. A sistematização desse acervo facilita, tanto o trabalho do bibliotecário quanto a recuperação dessa informação pelos nossos usuários, que são os nossos alunos. A importância dessa formação é que nós tenhamos um alinhamento dentro do sistema Semed com todos os bibliotecários”, contou.

 

Outra profissional em Biblioteconomia, Tatiane Cruz, da escola municipal Rodolpho Valle, bairro Redenção, zona Oeste, também considerou muito válida a ideia de implantar uma biblioteca digital na unidade de ensino, para ajudar no processo de ensino aprendizagem.

 

“Acredito que ainda estamos na pandemia e essa formação vem agregar, porque ela tem esse intuito de digitalizar e disponibilizar esse material. Aquele que não tem acesso in loco, pode acessar virtualmente. Claro, que um não substitui o outro, ele vem somar, junto à Prefeitura de Manaus, e junto com as bibliotecas escolares. É uma ideia que enriquece, é um projeto que tem muito a se expandir, não somente na rede municipal. Como bibliotecária, eu acredito que sempre temos que estar em busca de novas ações de melhorias”, salientou.

 

Koha

 

A plataforma Koha é um software livre, de reconhecimento global, por sua qualidade técnica no gerenciamento de bibliotecas integradas, de código aberto, utilizado em instituições educacionais pelo mundo. O sistema é chancelado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e conta com bases de pesquisas interligadas às maiores bibliotecas do mundo. O sistema está funcionando e operando para a formação dos bibliotecários e logo estará pronto para utilização da comunidade em geral. As formações estão programadas para ocorrer durante o ano de 2022.

 

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Paulo Rogério / Semed

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse