Prefeitura de Manaus realiza atividades de saúde no ‘Dia do Homem’

O público masculino das unidades de saúde da Prefeitura de Manaus participou nesta quinta-feira, 15/7, de atividades de conscientização voltadas para a saúde do homem. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foi para comemorar o Dia do Homem, data em que, no Brasil, são promovidas ações para a reflexão do autocuidado masculino com a saúde. A abertura foi organizada pelo Distrito de Saúde (Disa) Norte e aconteceu às 9h, na Unidade Básica de Saúde Móvel 01, que está posicionada no conjunto Manauara 1, na rua Dona Bernadete Alexandre, 75, Santa Etelvina, zona Norte.

15.07.21- Prefeitura promove ações de saúde para comemorar o Dia do Homem

Nas unidades de saúde de todos os distritos, as atividades foram realizadas nas salas de espera, sendo coordenadas pelas equipes de Educação em Saúde. “Em Manaus, a Semsa é responsável pela execução da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que tem como objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina. Com essas ações, queremos estimular os homens a terem uma preocupação maior com a saúde”, pontuou secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Durante o dia foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e de glicemia, coleta de testagem rápida para ISTs/Aids, vacinação contra H1N1, atualização do cartão vacinal, orientação sobre a importância da vacinação contra o vírus HPV em meninos de 11 a 14 anos, e exames de pele. Também haverá palestras sobre doenças prevalentes na população masculina e alimentação saudável, com temas como “A importância do autocuidado na prevenção de doenças hipertensivas, diabetes, câncer de boca, pênis e próstata”; prevenção de violências, prevenção das ISTs, importância da realização do pré-natal do parceiro, tuberculose e autocuidado no período da pandemia.

O chefe da Divisão Técnica das unidades móveis da Semsa, Felipe Dionísio, destacou a importância da aproximação dos serviços de saúde oferecidos pela prefeitura à população. “O papel principal das UBSs móveis é atuar nas áreas onde ainda não há o atendimento tradicional. E em datas como essa, nós reforçamos as ações de conscientização, além de promovermos atividades que estimulem cada vez mais a busca pelos cuidados com a saúde”, explicou.

O cobrador David Castro trabalha nas imediações do local onde a UBS Móvel 01 está posicionada. Ele aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde. “Essa foi uma excelente oportunidade. Aproveitei quando a equipe da UBS me chamou, oferecendo o atendimento e vim fazer uns exames, ver como está a minha saúde. Passamos muito tempo trabalhando e acabamos nos descuidando. Fiquei muito satisfeito e aconselho que todos procurem os serviços de saúde”, comentou.

Para a chefe do Núcleo de Saúde do Idoso e Saúde do Homem, Eliny Rocha, esse dia representa, também para os homens, uma forma de mostrar que diariamente é possível que cada um cuide da sua saúde, buscando nos serviços da atenção primária, formas de atendimento. “A política de atenção à saúde do homem tem contribuído, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso às ações e aos serviços de assistência integral à saúde”, observou.

— — —

Texto – Divulgação / Semsa