Notícias

Prefeitura de Manaus intensifica obras de infraestrutura na zona Sul

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensificou as frentes de obras na zona Sul nesta quarta-feira, 26/5. Em vários bairros, os servidores atuaram com a realização de serviços de tapa-buracos, drenagem profunda e superficial.

 

 

A rua Rio Niterói, no bairro São Sebastião, recebeu revitalização completa em sua infraestrutura durante dois dias, para garantir trafegabilidade na via, que há anos estava sem manutenção. No bairro São Francisco houve a aplicação de massa asfáltica na rua Senador Leitão da Cunha, que também foi concluída nesta quarta-feira.

 

No total, foram utilizadas mais de 20 toneladas de massa asfáltica, em quase um quilômetro de extensão. Nesta quinta-feira, 27/5, os trabalhadores da Seminf realizarão serviços de tapa-buracos na rua Antônio Passos de Miranda, também no bairro São Francisco.

 

De acordo com o engenheiro da Seminf, Hudson Smith, todos esses locais estavam intrafegáveis. “Essas ruas estavam sem condições de tráfego e não apenas de veículos. Em dias de chuva, era praticamente impossível o acesso dos moradores. Estamos fazendo os trabalhos de forma célere, seguindo as determinações do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, para que os serviços cheguem de imediato e com qualidade à população”, afirmou Smith.

 

Drenagem

 

Serviços de drenagem também foram intensificados na zona Sul da capital. Na rua Portugal, bairro Japiinlândia, os trabalhadores da Seminf atuam na recuperação de uma rede de drenagem profunda, que se rompeu durante o período de chuvas, por conta da falta de manutenção e do acúmulo de lixo, fazendo com que a água escoasse de forma indevida e causando uma grande erosão no local.

 

Os trabalhadores da Seminf fazem o anelamento da tubulação e, em seguida, o envelopamento com areia, para evitar que o tubo volte a ceder. Para a conclusão dos trabalhos será feito um reaterro no local, que é uma das principais vias de acesso no bairro Japiinlândia. No mesmo bairro, foram finalizados os serviços de recuperação de 12 metros de sarjetas e mais 10 metros de calçadas no beco Tiradentes.

 

No Japiim 2, a rua C-0, onde se formou uma cratera, também recebe serviços de recuperação de drenagem e calçadas. São implantados seis novos tubos de 60 centímetros, para substituir os que foram quebrados na rede de drenagem e garantir o escoamento correto das águas, evitando novos danos aos moradores.

 

Resposta

 

O autônomo João Carneiro, que mora no bairro São Francisco há 35 anos, diz que há mais de 10 anos o local não recebia obras de infraestrutura. “Aqui a gente estava se sentindo abandonado mesmo pelo poder público. Precisava ver como ficava a nossa rua> Em dias de chuva se formavam várias poças d’água e a gente mal conseguia passar. Nós pagamos impostos, não é? Precisamos de uma resposta, mas agora sim eu me sinto tranquilo em ver esses buracos todos tapados com o asfalto”, afirmou o morador.

 

— — —

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf

 

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse