Notícias

Prefeitura de Manaus dá início à implantação de prontuário eletrônico na maternidade Moura Tapajóz

Com o objetivo de modernizar e aperfeiçoar o atendimento oferecido à população na maternidade  Moura Tapajóz (MMT), localizada no bairro Compensa, zona Oeste, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta quarta-feira, 18/8, treinamento dos servidores da unidade para a utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), um software em que todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas. A ferramenta é do Sistema e-SUS Atenção Básica, do Ministério da Saúde (MS).

 

 

 

 

O treinamento segue até a sexta-feira, 21, nos períodos da manhã, tarde e noite, e está sendo ministrado por equipe do Núcleo de Monitoramento e Avaliação (Numoa), do Distrito de Saúde Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os profissionais serão divididos em três turmas: profissionais de nível superior, técnicos de enfermagem e assistentes de administração.

 

Segundo informações do MS, o PEC tem como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento ao cidadão, realizado pelos profissionais de saúde. É uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo ministério em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Segundo a enfermeira Valéria Almeida, do Serviço de Arquivo Médico Estatístico (Same), da MMT, a implantação do prontuário eletrônico trará muitos benefícios à unidade.

 

“O PEC nos permitirá um acesso mais rápido às informações de saúde e às intervenções realizadas em cada paciente. Isso vai acarretar melhoria na efetividade do cuidado e ainda uma possível redução de custos por meio da otimização dos recursos. Também será muito mais fácil o processo de envio de informações ao Ministério da Saúde, o que é essencial para a qualificação dos sistemas de informações”, avaliou a enfermeira.

 

Inicialmente serão capacitados os servidores do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), do Serviço de Planejamento Reprodutivo, dos Serviços Ambulatorial e de Seguimento de Recém-Nascido de  Risco.

 

A expectativa é que no mês de setembro o prontuário já esteja em pleno funcionamento na maternidade municipal.

 

 

— — —

Texto – Marcella Normando / Semsa

Foto – João Viana / Arquivo Semcom

 

Disponível em – https://flic.kr/p/2kNiepm

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse