Prefeitura coloca Hospital Beneficente como posto exclusivo para segunda dose de vacina contra a Covid-19
Com o avanço da campanha de imunização contra a Covid-19 em Manaus e o aumento de usuários já aptos para receber a segunda dose da vacina, a Prefeitura de Manaus vai tornar o Hospital Beneficente Português, no Centro, posto exclusivo para os trabalhadores da saúde que já podem completar o esquema vacinal. O atendimento exclusivo passa a valer a partir deste sábado, 13/2. O posto da unidade, que já era referência para os grupos de trabalhadores da saúde, continua a funcionar de segunda a sábado, das 9h às 16h.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destaca que a medida foi determinada pelo prefeito David Almeida e visa organizar o fluxo de aplicação da segunda dose, para que as pessoas sejam atendidas no menor tempo possível e em condições de conforto e segurança. “A campanha de vacinação é dinâmica e sempre que necessário promovemos ajustes nas estratégias de operacionalização”, disse.
A ordem de atendimento para a segunda dose é definida pelo sistema de agendamento automático da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Imuniza Manaus. Para saber o dia e a hora em que deve receber a segunda dose da vacina, o usuário deve acessar o link https://imuniza.manaus.am.gov.br/.
A secretária informa que, apesar da exclusividade do Hospital Beneficente Português, que funciona de segunda a sábado, das 9h às 16h, os outros oito postos de vacinação distribuídos pela cidade, continuam a fazer o atendimento de segunda dose, em pontos fixos específicos. “Assim, diluímos a demanda sem comprometer o fluxo dos que ainda vão receber a primeira dose”, enfatiza Shádia.
Agenda
Para ter informações sobre o agendamento da segunda dose, ao acessar o Imuniza Manaus, o usuário deve escolher a opção “Consultar 2ª Dose” e informar o CPF. O sistema vai exibir o dia, a hora e o local em que a vacina vai estar disponível. Se o agendamento ainda estiver sendo processado, o usuário será orientado a aguardar e realizar uma nova consulta posteriormente.
Os que, por algum motivo, não puderem comparecer ao posto de vacinação no dia e horário agendados, deverão aguardar um novo agendamento, que será feito de modo automático.
A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, Marinélia Ferreira, salienta que não devem receber a vacina, tanto na primeira quanto na segunda dose, as pessoas que estiverem com sintomas gripais ou com alguma outra doença na fase aguda. “Estes devem aguardar a recuperação da saúde para ser vacinados e, para os casos de Covid-19, o paciente só deve receber a vacina 30 dias após os primeiros sintomas, pelo risco de agravamento do quadro de saúde”.
Os que serão vacinados com a segunda dose devem apresentar documento de identificação original com foto, CPF e a carteira de vacinação com o selo de aplicação da primeira dose.
Cuidados
A diretora alerta que, antes de completar o esquema vacinal, e mesmo de 15 a 20 dias após a segunda dose, todas as medidas de proteção contra a covid-19 devem ser mantidas, incluída a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienização com álcool a 70%, o uso de máscaras e o distanciamento social. De acordo com Marinélia, a imunização só se completa após as duas doses e a soroconversão, ou seja, a proteção do organismo contra o vírus, pode demorar alguns dias após o recebimento das duas doses de vacina, neste caso.
Além dos trabalhadores da saúde que receberam a vacina CoronaVac, com prazo de 28 dias entre as doses, a Semsa também já deu início ao agendamento eletrônico dos que receberam a vacina do laboratório AstraZeneca, que estabelece até 12 semanas para a aplicação da segunda dose.
A campanha municipal de imunização contra a covid-19 já alcançou mais de 106 mil doses aplicadas em Manaus, até o início da tarde desta sexta-feira, de acordo com o vacinômetro, onde são exibidos para consulta pública os dados de vacinação na capital (https://vacinometro.manaus.am.gov.br/view/index.php). Destas, 102 mil foram primeiras doses e 3,8 mil, segundas doses.
— — —
Texto – Andréa Arruda/Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa
Notícias relacionadas

INFORME FUNERÁRIO – Sexta, 1º/1

INFORME FUNERÁRIO – Domingo, 3/1

Prefeitura utilizará UBSs móveis para combater a Covid-19

NOTA DE PESAR – Jornalista Agnaldo Oliveira

Segunda-feira, 4/1

Prefeito David Almeida articula aquisição de vacina para imunizar população manauara contra a Covid-19

Terça-feira, 5/1

Prefeito David discute com Ministério da Saúde e governo vacinação da população

Quarta-feira, 6/1

Quinta-feira, 7/1

Prefeitura instala Gabinete de Crise para enfrentamento da Covid-19

Sexta-feira, 8/1

UBS Nilton Lins será ampliada com ala específica para Covid-19

Sábado, 9/1

Vítimas de Covid-19

Domingo, 10/1

Extensão da UBS Nilton Lins abre na terça-feira voltada ao atendimento de Covid-19 e outras síndromes gripais

Prefeito David Almeida reforça importância de trabalho integrado e combate preventivo à Covid-19

Prefeito, ministro e governador visitam UBS exclusiva para tratamento de Covid-19

Segunda-feira, 11/1

Manaus Previdência mantém suspensão de recadastramento presencial

UBSs preferenciais para Covid-19 recebem visita técnica do Ministério da Saúde

Ramiro Gonçalves

Prefeitura alinha ações para o retorno das aulas

UBS Nilton Lins inicia atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19

Terça-feira, 12/1

Prefeitura irá adotar ações de segurança para o retorno às aulas

Prefeitura realiza ação integrada de limpeza e sanitização na Ponta Negra

Prefeitura realiza mais uma fiscalização em garagens de ônibus para verificar sanitização dos veículos

Prefeito David Almeida fecha aquisição de 1,5 milhão de seringas para vacinação contra a Covid-19