Prefeitura busca parceria para excelência em gestão pública com Escola de Contas do TCE
Um projeto-piloto para oferecer cursos de gestão e controle de contratos públicos foi uma das pautas tratadas em reunião, nesta segunda-feira, 5/7, entre a Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
Participaram do encontro o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, a diretora-geral da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM), Virna Pereira, e o membro do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Célio Bernardo Guedes.
Segundo Carlos Valente, com a expertise da ECP-AM em formação, elaboração e execução de programas de treinamento e desenvolvimento, sendo um centro de excelência na formação de servidores públicos, inicialmente equipes do Implurb e da ECP vão verificar quais cursos disponíveis na plataforma podem se enquadrar nas necessidades da autarquia para iniciar treinamentos preparatórios enquanto a versão customizada é construída.
Carlos Valente ressaltou que o Implurb tem uma série de atribuições novas e o pensamento é desenvolver seus quadros técnicos para aprimorar a gestão nos contratos e fiscalização de obras relacionadas com a autarquia.
“Neste sentido, por determinação do prefeito David Almeida, procuramos a escola do TCE para desenvolver um projeto onde se possa qualificar melhor o servidor público do Implurb e de outras secretarias envolvidas nas áreas afins. E agora o Implurb e TCE começam a alinhar esse projeto-piloto para construir um curso de qualificação profissional, visando que as contas do instituto e da própria Prefeitura de Manaus, ao chegarem ao TCE, já estejam equalizadas e devidamente orientadas”, explicou.
Para Virna Pereira, a reunião com o Implurb serviu para otimizar e viabilizar um curso de obras e de gestão públicas de forma que a autarquia possa avançar qualitativamente na gestão. “Nas próximas tratativas vamos verificar pedagogicamente o curso que será customizado, exatamente para o seu público, e a partir daí buscar formatação para treinar o público-alvo de modo que fique apto a trabalhar com melhor qualidade na função diária”, salientou.
Para a diretora da ECP-AM, além de procurar a boa qualidade nos processos, buscar o órgão mostra a boa fé do gestor, para que trabalhe seus servidores com melhor excelência nos procedimentos. “Todos ganham. Ganha o município, o Tribunal de Contas e principalmente a sociedade, em ver os processos elaborados de forma correta e a coisa pública ser tratada com cuidado”, comentou.
“Na Escola de Contas, a conselheira Yara Lins preza por essa referência. Nos orienta, como maestrina da escola, a seguir esse caminho, de orientar para o caráter pedagógico que o TCE tem, de forma que a sociedade em geral seja, com certeza, beneficiada”, disse Virna Pereira.
A parceria entre Prefeitura de Manaus, via Implurb, com instituições é sinal de sinergia e pela busca por melhores desempenhos, diz o membro do CMGE, Célio Guedes: “Buscamos otimizar as atividades do poder público. Um dos pilares do prefeito David Almeida é de ter uma gestão muito mais eficiente, construindo parcerias”, ressaltou.
A Escola de Contas é referência em promover formação, aperfeiçoamento e especialização dos quadros da administração pública e demais agentes interessados, incluindo ciclos de conferência, simpósios, seminários, palestras, entre outras estratégias educacionais.
Entre suas especializações, a ECP promove ainda cursos em nível de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
— — —
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Divulgação / Implurb
Notícias relacionadas

David defende gestão dinâmica e eficiente em discurso emocionante

David Almeida reúne com secretários e discute metas dos 100 dias

Prefeitura utilizará UBSs móveis para combater a Covid-19

Prefeito David Almeida anuncia obras de infraestrutura na comunidade Itaporanga

David Almeida nomeia cientista econômico para administrar Secretaria de Finanças

Prefeito David Almeida fecha aquisição de 1,5 milhão de seringas para vacinação contra a Covid-19

Prefeito reforça necessidade de adiamento de provas do Enem

David restringe atendimento ao público externo e a circulação de servidores não essenciais, na sede da Prefeitura de Manaus

David Almeida afirma que prefeitura tem oxigênio suficiente

‘Estamos prontos para iniciar a vacinação dos profissionais da saúde’, afirma prefeito David Almeida

Américo Carneiro Filho

Heraldo Ferreira da Silva

Prefeito David Almeida intermedeia acordo entre rodoviários e empresas e põe fim a tentativa de greve

Prefeitura retoma reuniões do Conselho de Desenvolvimento Urbano por videoconferência

Prefeitura cria sistema próprio para registro e acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 em Manaus

Maria Valdeniza de Oliveira Pereira e Ivanna Sá da Silva

Vítimas de Covid-19

Prazos de licenciamento urbano e para alvarás de construção são prorrogados pela prefeitura

Teo Pinheiro Borges e Maria do Carmo Siqueira de Vasconcelos

Prefeitura cria Gabinete para execução e esclarecimentos sobre vacinação da Covid-19

NOTA DO PREFEITO DAVID ALMEIDA

Para dar celeridade à análise de processos do Implurb, prefeitura faz reunião extraordinária por videoconferência

Marcos Assayag da Silva e Milton Melo dos Reis Filho

Prefeito David Almeida determina antecipação da vacinação dos idosos de 75 a 79 anos

Prefeito David Almeida acompanha início da nova etapa da vacinação contra Covid-19

Prefeitura amplia vacinação de idosos contra Covid-19 com novo posto na Bola da Suframa

‘Home office’ na Semed é estendido até o dia 7/2

Novo posto de vacinação contra Covid-19 amplia capacidade de atendimento para 10 mil pessoas por dia

Antonina Maria de Castro do Couto Valle

‘A prefeitura está fazendo muito bem a sua parte na vacinação’, afirma o assessor especial do Ministério da Saúde