Prefeitura apresenta 1ª fase preparatória e diagnóstica do Plano de Ações Articuladas da Semed
A Prefeitura de Manaus apresentou nesta terça-feira, 20/4, a 1ª fase preparatória e diagnóstica do Plano de Ações Articuladas (PAR) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ciclo 2021-2024, ferramenta de planejamento estratégico, que possibilita ao município a leitura da situação educacional local e a estruturação de estratégias para o alcance das metas educacionais estabelecidas no Plano Municipal de Educação.
O PAR possibilita ainda receber recursos federais para a melhoria da educação pública municipal. O encontro, realizado via Google Meet, contou com a presença do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, dos subsecretários de gestão Educacional e de Administração e Finanças, além de representantes da subsecretaria de Infraestrutura e Logística (Infralog) e do presidente do Conselho Municipal de Educação (CME).
“É planejamento multidimensional, onde poderemos atingir vários segmentos transversalmente, seja de recursos humanos e materiais. Para isso, temos que contar com o envolvimento de todos nesse processo, para que possamos nos planejar e buscar as ações, para também utilizar esses recursos, seja para a formação de professores, aquisição de equipamentos e materiais, reestruturação completa de nossa equipe, entre outros”, disse o secretário Pauderney, seguindo a orientação do prefeito David Almeida.
A próxima fase do PAR será o Plano de Ações Articuladas e depois o envio para a análise do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE). A conclusão da fase preparatória e diagnóstica deve acontecer ainda no 1º semestre e abrange as seguintes dimensões do planejamento do ciclo de 2021-2024: Gestão Educacional, Formação de Profissionais de Educação, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.
O subsecretário de Gestão Educacional (SSGE-Semed), Carlos Guedelha, afirmou o compromisso para que o plano consiga os resultados necessários em prol da qualidade em todos os setores da educação.
“A partir de agora vamos começar a interagir, para colocar em prática esse plano. Para nós da subsecretaria, interessa muito a existência de um plano de ação articulada, não somente a existência, mas a efetiva realização, porque se esse plano funcionar a contento, realmente a educação tem muito a lucrar com isso”, finalizou.
De acordo com o diretor de Planejamento (Deplan) da Semed, Leís Batista, o plano é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas e Compromissos “Todos Pela Educação” e que vai ajudar muito no desenvolvimento da educação e de outras áreas da secretaria.
“É um programa de extrema relevância para a administração pública municipal, pois ajuda como diagnóstico e planejamento das políticas educacionais de nosso município, fazendo com que a Semed venha a alcançar as metas impostas pelo Sistema Nacional de Educação. É extremamente importante que todos os dados sejam alimentados pelo Sistema Integrado de Monitoramento de Execução e Controle do Ministério da Educação. A partir daí, poderemos receber recursos do governo federal, para aplicação dentro das metas e ações pedagógicas”, justificou.
PAR
O Plano de Ações Articuladas é coordenado pelo secretário da Semed e equipe local, constituída em um formato de gestão participativa com subsecretários, chefes, gerentes, representantes dos pais e alunos (sociedade civil), professores, pedagogos, servidores do administrativo e conselhos (Conselho Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Fórum Municipal de Educação), conforme Portaria nº 0218/2021, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), edição 5.059, de 22 de março de 2021.
— — —
Texto – Paulo Rogério / Semed
Fotos – Asafe Augusto de Oliveira / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmVm9eay
Notícias relacionadas

Prefeitura de Manaus abre ano letivo das escolas ribeirinhas do rio Negro

Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas divulgam calendário de matrículas para o ano letivo de 2021

Prefeitura entrega mais uma remessa de cartões do programa ‘Nossa Merenda’

Alunos da rede municipal de ensino vão receber café da manhã e almoço na escola

Plano de ação da Prefeitura vai traçar estratégia para a recuperação de quase 500 escolas

Prefeitura alinha ações para o retorno das aulas

Prefeitura irá adotar ações de segurança para o retorno às aulas

Prefeitura e Governo adotam procedimento on-line de matrículas

Prefeitura suspende atividades na sede da Semed e unidades administrativas

Prefeitura divulga link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

Prefeitura de Manaus suspende o calendário de matrículas

Prefeitura de Manaus realiza palestra on-line sobre saúde mental com servidores da Semed

Prefeitura de Manaus prorroga atividades por teletrabalho aos servidores da educação

Distribuição do cartão “Nossa Merenda” será retomada em Manaus

Prefeito David Almeida confirma investimento de R$ 17 milhões com programa ‘Nossa Merenda’

Prefeitura reinicia a distribuição de mais 26 mil cartões do “Nossa Merenda”

Servidores que estão entregando o cartão ‘Nossa Merenda’ recebem equipamentos de segurança

Waldenize Carvalho Monteiro Maia

‘Home office’ na Semed é estendido até o dia 7/2

Prefeitura e governo iniciam matrículas para novos alunos no próximo dia 8

Alunos da zona rural começam a receber “kit merenda”

Prefeitura de Manaus disponibiliza curso de Libras para servidores da Semed

Prefeitura de Manaus realiza reunião com Fundação Matias Machline, para aperfeiçoar educação a distância

Central de Atendimento de Matrículas com telefone 0800 passa a operar a partir de segunda, 8

NOTA

Visita técnica à Fundação Matias Machline busca melhoria nas aulas remotas

Mais de 20 mil reservas de matrículas são feitas na rede municipal de ensino

Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas iniciam período de transferência de alunos no próximo dia 15

Matrículas na rede pública de ensino são encerradas

Prefeitura realiza vistoria em escolas