Prefeitura amplia ações de limpeza no Boulervard e cemitério no Tarumã, com equipes da Semulsp
A Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), está ampliando os serviços de limpeza na cidade. O trabalho segue as ações integradas da Semulsp e da Secretaria de Infraestrutura (Seminf), lançadas pelo novo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), no primeiro dia do ano.
Na manhã deste sábado, 2/1, equipes da Semulsp iniciaram limpeza no canteiro central do Boulevard Álvaro Maia, zona Centro-sul de Manaus. Outro grupo de servidores promove mutirão no cemitério Nossa Senhora Aparecida, conhecido como Tarumã, zona Oeste da capital.
No total, mais de 300 servidores estão envolvidos nos trabalhos, que vão seguir por todo este fim de semana, com a coordenação direta, e em campo, do secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis.
No Boulevard Álvaro Maia, uma das principais vias da cidade, os servidores da Semulsp realizaram os serviços de limpeza, pintura de meio-fio e podagem das árvores. Além disso, a ação contou com a presença do veículo de varrição mecânica, que auxilia na remoção de resíduos e detritos presentes no local.
O vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, acompanhou de perto todo o trabalho e falou sobre o compromisso firmado com a população de Manaus de estar sempre nas ruas buscando soluções para os problemas existentes na cidade. Ele adiantou que, nas próximas semanas, ocorrerá a recuperação do canteiro central do Boulevard.
“Assumimos o compromisso durante o processo eleitoral de estar presente nas ruas 24h por dia. Onde o prefeito não puder estar, o vice-prefeito vai estar. Onde o vice-prefeito não estiver, o secretário vai estar, e assim nós vamos fazer de Manaus uma cidade melhor para todos. Por isso que, neste sábado, a Semulsp está fazendo um trabalho importante no Boulevard. A Seminf vai fazer um programa de recuperação do canteiro da via, porque nós temos muitos pontos danificados”, informou Rotta.
Trabalho permanente
Fiscalizando e orientando as ações, o secretário da Semulsp, Sabá Reis, afirmou que a população de Manaus verá sempre os funcionários da prefeitura trabalhando em diversos pontos da cidade. Exemplo disso será a instalação de uma equipe permanente de limpeza formada por 36 servidores no cemitério do Tarumã. Para ele, o local deve ser tratado com respeito pela gestão municipal.
“Quero que o cemitério seja local de visitação permanente. Esse é desejo meu, do Rota, do David, de toda a equipe da Prefeitura. Então, isso daqui vai ser uma constante na cidade de Manaus. Hoje, colocamos 200 servidores cuidando da limpeza do local, que está um verdadeiro matagal. Vou deixar uma equipe permanente de 36 pessoas, para que todo mundo entre e encontre um cemitério decente para visitar”, disse Sabá Reis, que ainda adiantou a pretensão de criar um parquinho infantil no local após a pandemia.
Reforço
Maior cemitério de Manaus, o Nossa Senhora Aparecida conta com mais 1.500 novas covas para sepultamento. Para dar esclarecimentos à população, Sabá Reis fez questão de explicar como funcionarão os lóculos, espaço pronto, destinado ao sepultamento. Além disso, frisou que a orientação do prefeito David Almeida é a utilização de covas individuais.
“Espero que essa pandemia não aumente mais do que já está aí. Peço a Deus que possa fazer com que ela se vá o mais rápido possível e que essa vacina possa chegar. Enquanto isso não acontece, vamos nos precaver, para que a gente não viva mais aquela cena que vimos na administração passada (valas coletivas)’’, destaca Sabá Reis.
Além disso, o gestor acrescentou, que mais covas individuais serão abertas. “Tem uma retroescavadeira aqui que está dando conta. Os sepultamentos estão ocorrendo. Além disso, estamos começando a experimentar os 326 locais de sepultamentos prontos. Isso existe em todo lugar do mundo, e vamos implementar em nossa cidade”.
Texto – Thiago Fernando
Fotos – Marcely Gomes
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmTn9UYm e https://flic.kr/s/aHsmTn6pw3
Notícias relacionadas

Prefeitura realiza sanitização em áreas públicas no combate à Covid-19

Centros de Esporte e Lazer da Prefeitura de Manaus recebem serviços de limpeza e sanitização

Prefeitura retoma serviços de coleta agendada para grandes objetos

Avenida Ephigênio Salles recebe mutirão de limpeza da Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida acompanha ação de limpeza de igarapé e salienta necessidade de preservar as riquezas naturais da cidade

Transbordo de 600 toneladas de lixo é acompanhado pelo prefeito

Praças do Centro recebem ação de revitalização da Prefeitura de Manaus

Mais de 20 toneladas de lixo são retiradas do igarapé do São Jorge, pela prefeitura

Prefeitura inicia serviços de recuperação do parque Cidade da Criança

Prefeito David Almeida fiscaliza transbordo de resíduos sólidos para aterro municipal

Prefeitura de Manaus leva serviços de revitalização limpeza pública ao Parque Jefferson Peres

Prefeitura realiza serviços de limpeza no Igarapé do Passarinho

Prefeitura de Manaus realiza o primeiro mutirão de limpeza de 2022 no bairro Cachoeirinha

Prefeitura entrega carta-convite às famílias do bairro União para o projeto ‘Lixo Zero’

Prefeitura realiza limpeza no Centro neste sábado

Boulevard Álvaro Maia recebe serviços da prefeitura neste domingo

Prefeitura realiza transbordo de 700 toneladas de lixo

Prefeitura de Manaus se antecipa para minimizar impactos dos alagamentos em Manaus

Avenida Margarita recebe serviços da Prefeitura de Manaus nesta quarta-feira, 19/1

Prefeitura leva serviços de limpeza e revitalização a vários pontos de Manaus neste sábado, 29/1

Prefeitura realiza sanitização em terminal e empresa de ônibus

Prefeitura realiza ação de limpeza no Cemitério Aparecida neste sábado, 12/2

Parque e igarapé do Mestre Chico recebem limpeza da Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza transbordo de toneladas de lixo

Prefeitura entrega coletor flutuante na zona rural

Prefeito David Almeida desafia equipe da Semulsp a manter Manaus como a mais limpa do Brasil

Prefeitura prepara os cemitérios de Manaus para o Dia das Mães

Prefeitura estimula descarte correto de pneus diariamente

Mais de 600 toneladas de lixo fluvial são transportadas para o aterro sanitário

Prefeitura entrega coletor flutuante e lança projeto ‘Gari Comunitário Fluvial’ na marina do Davi