‘Estamos nos preparando para os efeitos econômicos da pandemia’, diz prefeito sobre calamidade pública
O prefeito Arthur Virgílio Neto decretou Estado de Calamidade Pública em Manaus para fazer frente aos efeitos da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, nos aspectos sociais e econômicos. O decreto 4.787 foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 23/3, e, de imediato, o prefeito está encaminhando mensagem à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) solicitando o reconhecimento, conforme exigido no artigo 65 da Lei Federal Complementar 101 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Com o decreto de calamidade pública, os órgãos e entidades administração municipal ficam autorizados em adotar imediatamente as medidas administrativas necessárias ao enfrentamento da Covid-19, sobretudo na questão financeira e em compras emergenciais. Basicamente, ficam mantidas todas as disposições do decreto de Situação de Emergência, adotado pelo governo municipal, em 13 de março. A confirmação, pela Assembleia Legislativa, garante a suspensão de prazos e atingimentos de resultados fiscais e limitação de empenhos definidos pela Leis de Responsabilidade Fiscal, pelo período em que perdurar a situação.
“Estamos trabalhando de forma atenta, coordenada e unificada, com os governos federal e estadual para enfrentarmos juntos essa situação. Com a calamidade pública, estamos nos preparando para o combate, principalmente, dos efeitos econômicos que a pandemia vai trazer, buscando as condições de flexibilizar nosso orçamento e dar à gestão as condições de adotar todas as medidas administrativas necessárias”, afirmou o prefeito, que já anunciou em várias medidas de caráter preventivo e com efeitos econômicos e administrativos.
Para decretar o Estado de Calamidade Pública, o prefeito Arthur Neto levou em consideração o reconhecimento da situação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS); o reconhecimento de calamidade pública em todo o território nacional, aprovado pelo Senado; e o reconhecimento, pelo Ministério da Saúde, de estado de transmissão comunitária – quando já não é mais possível detectar a origem do contágio – do novo coronavírus em todo o país; assim como o próprio decreto municipal, de 13 de março deste ano, que decreta estado de emergência no município.
Transmissão comunitária
O Ministério da Saúde declarou estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o Brasil em portaria publicada na edição extra do Diário Oficial da União de 20/3, mesmo dia em que o Senado reconheceu o Estado de calamidade pública em todo o país. A ação tem a intenção de unificar ações em todos os Estados e tornar mais restritivas as medidas de contenção da covid-19. Os Estados que já registraram a transmissão comunitária, também conhecida como transmissão sustentada, são Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Lei federal complementar 101
Art. 65. Na ocorrência de calamidade pública reconhecida pelo Congresso Nacional, no caso da União, ou pelas Assembleias Legislativas, na hipótese dos Estados e Municípios, enquanto perdurar a situação:
I – serão suspensas a contagem dos prazos e as disposições estabelecidas nos arts. 23, 31 e 70;
II – serão dispensados o atingimento dos resultados fiscais e a limitação de empenho prevista no art. 9o.
Parágrafo único. Aplica-se o disposto no caput no caso de estado de defesa ou de sítio, decretado na forma da Constituição.
— — —
Texto – Jacira Oliveira / Semcom
Fotos – Alex Pazuello / Arquivo Semcom
Disponível em – https://flic.kr/p/G2yfX4
Notícias relacionadas
Atendimentos presenciais nos postos do Sine Manaus estão suspensos
Prefeitura cria Gabinete para execução e esclarecimentos sobre vacinação da Covid-19
Prefeito David Almeida decreta suspensão do feriado do Carnaval de 2021
Prefeito suspende funcionamento de escolas municipais nos dias de aplicação das provas do Enem
Prefeitura amplia permanência do Zona Azul durante a realização do Enem em Manaus
Prefeitura de Manaus prorroga regime de teletrabalho para servidores até 30 de abril
Prefeito mantém interdição da praia da Ponta Negra, amplia horário do comércio no parque e abre faixa liberada
Prefeitura libera acesso à praia da Ponta Negra nos dias úteis até 17h
Prefeitura suspende temporariamente licenças para eventos com cobrança de ingresso
Prefeitura de Manaus prorroga por mais 60 dias a suspensão do corte no fornecimento de água por inadimplência para usuários da Tarifa Social
Prefeitura institui comissão para avaliar flexibilização de eventos de grande porte em Manaus
Prefeitura de Manaus prorroga Estado de Emergência por mais 180 dias
Prefeitura determina obrigatoriedade de vacinação contra a Covid-19 aos servidores municipais
Prefeitura de Manaus prorroga até 31 de outubro a suspensão no corte do fornecimento de água por inadimplência para usuários da Tarifa Social
Comissão técnica é instituída para implementação da ‘Cidade Inteligente’
Prefeitura prorroga até 30/11 a suspensão do corte no fornecimento de água para usuários inadimplentes da Tarifa Social
Postos do Sine Manaus sofrem alteração no atendimento
Prefeitura de Manaus divulga calendário de feriados e pontos facultativos de 2022
Prefeitura assina decreto histórico para a Guarda Municipal de Manaus
Prefeito David Almeida antecipa ponto facultativo e regulamenta horário da prefeitura nos dias de jogos do Brasil