Notícias

Prefeito David Almeida reinaugura UBS Ajuricaba e reforça estratégia de qualificação da Saúde na capital

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou nesta sexta-feira, 25/3, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ajuricaba, localizada no bairro Alvorada, zona Oeste da capital, após serviços de revitalização para adequação das instalações. Esta é a 21ª UBS totalmente recuperada pela atual gestão, em um trabalho estratégico de qualificação da assistência à saúde básica na cidade.

 

 

 

 

“Estamos com um planejamento já em execução, onde até o final do ano vamos entregar mais 99 unidades recuperadas e construídas. Isso faz com que os serviços que foram aferidos pelo Ministério da Saúde como o melhor do Brasil, possam melhorar ainda mais com muito mais estrutura, mais condições, além da dispensação de medicamentos em uma ordem superior do que tínhamos no passado”, afirmou o prefeito David Almeida.

 

David disse ainda que a reformulação da Saúde em Manaus foi prioridade zero após as dificuldades enfrentadas com a pandemia de Covid-19 em 2021.

 

“É com esse trabalho que Manaus apresenta os bons resultados na sua saúde básica depois do ano difícil que tivemos. Em um ano, todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde fizeram da saúde básica de Manaus o orgulho da nossa cidade e uma referência para o Brasil. Todas as metas foram alcançadas nos atendimentos”, salientou David Almeida.

 

A unidade, de porte I, que integra a rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu adequações das estruturas, revisão das instalações elétricas e de cobertura, melhorias na acessibilidade, pintura geral, entre outros. Dados do e-SUS apontam que a média de procedimentos mensais realizados pela UBS Ajuricaba fica em torno de 4,7 mil, o que representa uma média de 215 procedimentos por dia.

 

“A unidade já servia muito aos atendimentos da comunidade, agora foi completamente reformada, com serviços ampliados e um grande arsenal de medicamentos. As unidades de saúde serão completamente recuperadas para dar esse acesso à população. Sem essa sensibilidade do prefeito David, sem essa vontade de mudar os rumos da nossa cidade, não seria possível essa mudança”, enfatizou a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

 

Além de consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, serão oferecidos serviços como vacinação, aferição de pressão arterial, coleta para exames laboratoriais, preventivo (Papanicolau), entre outros. A unidade também conta com a dispensação de medicamentos da farmácia básica, que passa a oferecer 149 itens incluindo antibióticos e medicamentos controlados. A estimativa é que, com a ampliação, os atendimentos cheguem a 1,5 mil usuários por mês, neste serviço.

 

A carteira de serviços da unidade inclui assistência voltada ao adulto, às crianças e adolescentes, saúde bucal, entre outros procedimentos.

 

—- —- —

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Andréa Arruda / Semsa

Fotos – Dhyeizo Lemos e João Viana / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzH6gd

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse