Plataforma da Prefeitura de Manaus de cadastramento para vacinação já tem mais de 175 mil registros
Mais de 175 mil pessoas já fizeram cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) desde que o prefeito David Almeida anunciou a abertura do sistema eletrônico para registro de pessoas de 18 a 59 anos, na última quinta-feira, 23/3. O cadastramento vem sendo utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para a organização do acesso dos grupos prioritários à vacinação contra a Covid-19 em Manaus.
A plataforma, desenvolvida pela própria Semsa, já foi utilizada para o atendimento dos idosos de 60 a 69 anos e, na etapa atual, que segue a sequência de prioridades do Plano Nacional, serve de base para o agendamento das pessoas com comorbidades, que começaram a ser vacinadas pelo município no início desta semana.
De acordo com o diretor em exercício do Departamento de Tecnologia da Informação da Semsa, Saymon Souza, o número de registros no Imuniza nos últimos dias inclui as pessoas com e sem comorbidades. Do total de cadastrados, 37 mil informaram ter uma ou mais doenças preexistentes, dentre as 22 opções apresentadas pelo sistema, que segue o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde para a campanha nacional de imunização.
As que que se encontram na faixa etária de 55 a 59 anos e que têm diabetes mellitus, obesidade mórbida ou alguma cardiopatia já foram agendadas para receber a primeira dose do imunizante, de acordo com o calendário fixado pela Semsa. As três condições de saúde são prioritárias no ordenamento da vacinação porque, em relação às demais, são as que apresentam os maiores índices de internação e morte quando o paciente é infectado pelo novo coronavírus.
Gestão
Saymon destacou que o Imuniza Manaus foi criado para possibilitar a gestão e monitoramento da vacinação contra o Sars-Cov-2, e que com a ferramenta está sendo possível estruturar uma base de dados atualizados da população manauara, fundamental para orientar as ações da Semsa.
O diretor enfatizou que os dados registrados permitirão o planejamento e a organização das etapas subsequentes da imunização “Essas informações irão apoiar o nosso planejamento porque mostram situações bem específicas, o que nos permite uma resposta mais rápida à população”.
Saymon acrescentou que o cadastramento permite o acesso a informações atualizadas, o que facilita o trabalho de organização não apenas da vacinação. “Futuramente, esse banco de dados pode apoiar o desenvolvimento de iniciativas voltadas à atenção primária, em programas específicos, por exemplo”.
O modelo da ferramenta utilizada em Manaus já foi reconhecido pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e apresentado em um evento em Campo Grande (MS), que contou com a participação de outros Estados. Saymon Souza explicou que o município de São Paulo também manifestou interesse na ferramenta.
“O Imuniza Manaus permite a gestão de todo o processo desde o cadastramento das pessoas até a disponibilização de informações de sistemas gerenciais da vacinação, que apoiam tanto a gestão da Semsa, quanto a sociedade em geral e os órgãos de controle. Todo o processo está abarcado nesse conjunto”, assinalou.
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Fotos – Marcely Gomes/ Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmV6XJ7o
Notícias relacionadas

Manaus terá pacote de medidas em combate à Covid-19

INFORME FUNERÁRIO – Sexta, 1º/1

Mercados e feiras de Manaus recebem vistorias

INFORME FUNERÁRIO – Domingo, 3/1

Prefeitura utilizará UBSs móveis para combater a Covid-19

NOTA DE PESAR – Jornalista Agnaldo Oliveira

Segunda-feira, 4/1

David Almeida decreta situação de emergência em Manaus

Prefeito David Almeida entrega UBSs Móveis para enfrentamento à Covid-19 em Manaus

Prefeito David Almeida articula aquisição de vacina para imunizar população manauara contra a Covid-19

Terça-feira, 5/1

Prefeito David discute com Ministério da Saúde e governo vacinação da população

Novas UBS Móveis para combate à Covid-19 atendem cerca de 200 pacientes por dia

Quarta-feira, 6/1

Prefeitura orienta população sobre unidades para atendimentos a casos suspeitos de Covid-19

Quinta-feira, 7/1

Prefeitura instala Gabinete de Crise para enfrentamento da Covid-19

Prefeitura articula parceria com Médico Sem Fronteiras para o enfrentamento à Covid-19

Sexta-feira, 8/1

UBS Nilton Lins será ampliada com ala específica para Covid-19

Sábado, 9/1

Vítimas de Covid-19

Domingo, 10/1

Extensão da UBS Nilton Lins abre na terça-feira voltada ao atendimento de Covid-19 e outras síndromes gripais

Prefeito David Almeida reforça importância de trabalho integrado e combate preventivo à Covid-19

Prefeito, ministro e governador visitam UBS exclusiva para tratamento de Covid-19

Segunda-feira, 11/1

Manaus Previdência mantém suspensão de recadastramento presencial

UBSs preferenciais para Covid-19 recebem visita técnica do Ministério da Saúde

Ramiro Gonçalves