Pagamento de cota única do IPTU 2021 com descontos vence dia 15/4
A Prefeitura de Manaus alerta sobre o prazo para pagamento da cota única do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2021, com descontos, que termina nesta próxima quinta-feira, 15/4. Proprietários de imóveis residenciais, adimplentes com o fisco municipal, poderão pagar o tributo em parcela única, com dedução de 10% no valor total.
Em entrevista a uma emissora de TV local, o subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Armínio Pontes, esclareceu que os imóveis não residenciais, que tiveram alíquota alterada de 0,9% para 1,2% pela Lei nº 2.564 de 2019, receberão descontos diferenciados: 30% para pagamento em cota única e 20% no parcelamento em até nove vezes.
“Levando em consideração os efeitos da crise econômica, o prefeito de Manaus, David Almeida, determinou que fossem estabelecidas condições especiais para este grupo, com intuito de anular o efeito da referida lei, que alterou alíquota de pouco mais de 41 mil imóveis de uso não residencial, o equivalente a 6% do total de imóveis cadastrados na base do IPTU. A alteração da alíquota resultou em um reajuste de aproximadamente 30% desses cadastros, sem contar com a correção monetária com base na inflação oficial deste exercício”, esclareceu o subsecretário da Semef.
Em números, a lei beneficiou mais de 60 mil contribuintes. Desses, mais de 31 mil tiveram alíquota de cálculo reduzida e aproximadamente 30 mil imóveis de baixa renda receberam isenção de ofício a partir deste ano. Graças à lei, o número de imóveis isentos saltou de 14 mil em 2020 para aproximadamente 45 mil neste ano.
Guias
Os carnês contendo as informações de lançamento do IPTU 2021 e suas guias para pagamento já foram remetidas aos contribuintes pela Prefeitura de Manaus, via Correios. Caso o cidadão não tenha recebido, poderá acessar o endereço eletrônico http://manausatende.manaus.am.gov.br e emitir uma segunda via.
— — —
Texto – Anderson Farias / Semef
Fotos – João Viana / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/p/2kGxxWK
Notícias relacionadas

Prefeito David Almeida planeja implementar Auxílio Manauara nos cem primeiros dias de gestão

David Almeida nomeia cientista econômico para administrar Secretaria de Finanças

Suspensão de revisões do Cadastro Único é prorrogada por mais 90 dias

Vencimentos de IPTU e Alvará são prorrogados

Prefeitura de Manaus faz chamamento público para aquisição de suprimentos no enfrentamento à Covid- 19

Prefeitura de Manaus vai conceder revisão de percentual automático do Bolsa Universidade

Vítimas de Covid-19

Pagamento com desconto do ISS Autônomo encerra na próxima sexta-feira

Siged passará por adequações no seu sistema de armazenamento

Prefeitura de Manaus atendeu mais de 16 mil contribuintes via canais digitais da Semef, somente em janeiro

Prefeito David Almeida consolida rede de proteção social com lançamento do ‘Auxílio Manauara’

Comunidades ribeirinhas começam a receber orientações sobre o ‘Auxílio Manauara’ a partir desta sexta-feira, 12/2

Inscrição para o ‘Auxílio Manauara’ se encerra nesta terça-feira, 16/2

Carteira do Idoso tem validade prorrogada até julho de 2021

Segunda parcela do ISS para autônomos vence na sexta-feira

Prefeitura amplia isenção do IPTU para 44,1 mil contribuintes e concede desconto de 30% na cota única para imóveis de uso não residencial

Prefeitura divulga lista de contemplados do Auxílio Manauara

Manaus dobra capacidade de armazenamento do seu datacenter com investimento em tecnologia hiperconvergente

Caixa Econômica pagará Auxílio Manauara de forma escalonada

Prefeitura retoma ‘Nota Premiada Manaus’ com premiações em dinheiro

Locais para instalação de câmeras de monitoramento começam a ser avaliados

Problemas no sistema da Caixa Econômica adiam pagamento de beneficiários do ‘Auxílio Manauara’

Mais de 38 mil famílias receberam o ‘Auxílio Manauara’ da Prefeitura de Manaus

Manutenção técnica suspende serviços do Siged neste fim de semana

Segunda parcela do ‘Auxílio Manauara’ começa a ser paga nesta quarta-feira

Mais de R$ 180 mil em prêmios serão sorteados pelo Nota Premiada Manaus

Prefeitura inicia distribuição de carnês do IPTU 2021 nesta sexta-feira

Terceira parcela do ISS para autônomos vence na quarta-feira, 31

Nota Premiada Manaus garante descontos extras no IPTU

Criação de auxílio a empreendedores será analisada pela Câmara Municipal