Notícias

‘Nosso Centro’ é tema de videoconferência entre Prefeitura de Manaus e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

Com foco no direito fundamental do cidadão, assim como saúde e educação, o desenvolvimento, urbanidade e habitação, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participou de videoconferência com a diretoria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) nesta sexta-feira, 6/8, para apresentar o programa “Nosso Centro”, um dos mais importantes projetos dentro do plano de crescimento econômico e social lançado pelo prefeito David Almeida, o “Mais Manaus”.

 

 

Como uma das diretrizes do programa é habitação, para o CAU-BR trata-se de um importante movimento de revitalização inserido na Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis), oferecendo qualidade de vida à população na produção de unidades habitacionais e de uma cidade como um todo, incluindo mais infraestrutura em praças, parques e áreas públicas no Centro Histórico da capital.

 

Para a presidente do CAU-BR, Nadia Somekh, o “Nosso Centro” é classificado como um trabalho urbanístico inclusivo, inserido numa importante cidade da Amazônia, com belíssima história de identidade, ancestralidade indígena e sustentabilidade. “É um belíssimo projeto urbano e de inclusão social, brilhantemente desenvolvido pela prefeitura e pelo Implurb. Como pesquisadora que sou no campo da inclusão há mais de 30 anos, ao conhecer o ‘Nosso Centro’, observamos nele os elementos da gestão inovadora de bairros históricos, reunindo habitação, patrimônio e cultura”, disse Nadia.

 

Durante a videoconferência, Nadia lembrou que projetos complexos, de reconversão e que se articulam com vários atores precisam ampliar o diálogo com as comunidades, organizações sociais e população, além de ser um ponto de interesse para financiamentos internacionais.

 

Utilidade Pública

 

“O CAU-BR está fazendo serviço de utilidade pública no Brasil, onde 85% das obras são feitas sem arquiteto ou engenheiro. Não podemos abrir mão das nossas perspectivas de trabalho e precisamos dar esperança de melhoria para a vida da população. Ver o trabalho em Manaus amplia esta esperança em tempos de pandemia”, disse a presidente do conselho.

 

O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, fez uma apresentação e breve resumo das ações à frente da gestão urbanística, dizendo-se orgulhoso da equipe montada para a autarquia e do grupo técnico. “Tenho muito orgulho de dizer que coordeno uma equipe dividindo poderes e competências, tendo como maior compromisso e propósito a cidade de Manaus, a quem servimos. Recebemos endosso do prefeito David Almeida e a resposta é uma nova dinâmica para a capital. Em breve vamos iniciar a etapa de contratação para os projetos e posterior execução”, comentou.

 

Valente lembrou que na quinta-feira, 5/8, David Almeida anunciou a criação da Unidade Gestora de Projetos, órgão que estará vinculado ao gabinete do prefeito, para organizar e formular todos os projetos da gestão: “Essa unidade será fundamental para evoluirmos com qualidade, tecnicidade e otimização de recursos”.

 

Também participando da videoconferência com o CAU-BR, o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, acredita que a unidade foi uma decisão que vai somar para a gama de projetos articulados e integrados que vão revitalizar o Centro da capital, envolvendo o resgate histórico, habitação, negócios, cultura e geração de emprego e renda.

 

“É necessário contar com suporte de empresas, consultorias e escritórios de arquitetura e engenharia para ampliar a infraestrutura da gestão pública, ganhando em efetividade e na execução planejada. Temos um potencial incrível a reconverter e uma diversidade de ações para alcançar os objetivos”, completou Andrade.

 

Participaram ainda da videoconferência vários membros da diretoria nacional e dos conselhos do CAU-BR e CAU-AM, além do diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, que fez a apresentação do “Nosso Centro”.

 

Nosso Centro

 

Local onde a nossa cidade nasceu, a Prefeitura de Manaus busca o melhor aproveitamento da região central, lugar que guarda valorosa riqueza cultural e patrimonial. O programa “Nosso Centro” visa ao resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação. São três eixos de atuação: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”.

 

A Prefeitura de Manaus tem um plano com 38 ações programadas para os próximos quatro anos de gestão. Nos próximos dois anos, Manaus se transformará em um imenso canteiro de obras, com investimentos superiores a R$ 1,2 bilhão no programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”.

Nas 38 ações de revitalização para o “Nosso Centro” estão programadas intervenções como a primeira grande área vertical de entretenimento, lazer, contemplação e negócios às margens do rio Negro, no início da avenida Sete de Setembro, Centro, na Ilha de São Vicente, a ser construído pela Prefeitura de Manaus. Será o Parque Mirante da Ilha.

 

O antigo prédio da Companhia Energética do Amazonas (Ceam) vai abrigar um complexo de lazer e negócios, com foco no turismo, incluindo uma marina, mirante, varandas, praça de alimentação coberta, decks e uma bela cobertura sinuosa que remete a sinuosidade de um banzeiro. Será uma das reconversões de uso projetadas para o “Nosso Centro”, onde um antigo prédio de uso operacional será transformado no Edifício Mirante da Ilha.

 

A obra vai se integrar ao parque urbano, construindo um grande largo, associado à circulação de vários modais e requalificação de áreas vazias.

 

Os trabalhos são concentrados na Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus. A comissão é formada pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e tem coordenação do Implurb.

 

 

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb

 

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse