Município inicia programação anual de Direitos Humanos
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início nesta quarta-feira, 3/3, à programação anual de Direitos Humanos com a participação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) representantes de povos indígenas, de terreiro, populações negras, Pessoas com Deficiência (PcD) e grupo LGBTQIA+. As ações para esses públicos serão desenvolvidas ao longo do ano, sendo concluídas no dia 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
“Esse ano, a Prefeitura de Manaus lança uma campanha realmente permanente, socioeducativa. Vamos realizar ações de orientação e de sensibilização, além de atividades concretas junto aos públicos específicos que iremos atender”, afirmou a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.
A primeira ação acontece na noite e madrugada desta quarta, e quinta-feira, 4, nas garagens de ônibus do transporte coletivo da cidade, onde serão afixados cartazes com orientações sobre quais são os direitos humanos e quais os canais de atendimento para quem não tiver os seus direitos respeitados.
“Sabemos que ainda há uma série de situações que precisamos esclarecer a respeito dos direitos humanos e esse é um momento importante para isso. Esperamos combater o processo de violação de direitos, que há muito tempo vem acontecendo de forma muito forte em nossa sociedade”, destacou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.
Para a presidente do Instituto de Apoio aos Povos Originários da Amazônia (Iapoam), Kamila Mura, falta respeito da sociedade às tradições indígenas. “Se um indígena for para a parada de ônibus de cocar, as pessoas vão rir da nossa cara. A Amazônia, Manaus, é a nossa casa. Nós temos o direito de ir e vir. Nós não somos excluídos, nós não somos minoria. Nós somos maioria. O sistema vem tentando nos engolir, mas enquanto tiver um indígena vivo, nós vamos lutar pelos nossos direitos”, declarou.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Neyrimar Furokawa, também ressaltou que uma agenda permanente é fundamental para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados. “Nós precisamos de atenção às nossas necessidades. A campanha precisa chegar à toda sociedade para que todos juntos, possamos pensar de forma coletiva, de que forma vamos garantir que os nossos direitos serão preservados”, concluiu.
— — —
Texto – Leonardo Fierro / Semasc
Fotos – Divulgação / Semasc
Notícias relacionadas

Prefeitura alerta para mensagem falsa sobre benefício social

SOS Funeral amplia capacidade de atendimento

Beneficiários de programas sociais terão canal de atendimento

Suspensão de revisões do Cadastro Único é prorrogada por mais 90 dias

Ministério assegura reprogramação de recursos para assistência social em Manaus

Famílias em situação de vulnerabilidade recebem cestas

Prefeitura recorre à Justiça para vacinar servidores que atuam nos cemitérios

Prefeitura amplia atendimento do ‘SOS Funeral’ para famílias de baixa renda

Auxílio Manauara: ‘primeira parcela será paga em fevereiro’, diz David Almeida

Cleyce Rocha de Sá

Semasc adota teletrabalho em prevenção à Covid-19

Banheiros químicos são instalados para atender população de rua, em praça do Centro

Indígenas warao abrigados em base da operação Acolhida serão realocados

Cozinha Comunitária Vila da Felicidade volta a funcionar após reforma

‘Auxílio Manauara’ registra mais de 178 mil inscrições no primeiro dia

Prefeitura amplia canais telefônicos para atender alta demanda relacionada ao ‘Auxílio Manauara’

Disque-Auxílio Manauara

Inscrição para o ‘Auxílio Manauara’ se encerra nesta terça-feira, 16/2

Prefeitura alerta para mensagem falsa sobre distribuição de kits de material escolar

Defesa Civil interdita bloco do condomínio Verona

David Almeida vai encaminhar solicitação para incluir pessoas com deficiência em grupo prioritário de vacinação

Prefeitura irá fazer várias atividades no Mês da Mulher

Prefeitura divulga lista de contemplados do Auxílio Manauara

Lista de nomes do Auxílio Manauara passa por análise minuciosa

Prefeitura realiza ação de direitos humanos em ônibus do transporte coletivo

Caixa Econômica pagará Auxílio Manauara de forma escalonada

Mensagem que circula nas redes sociais oferecendo trabalho nos Cras é falsa

Primeiro dia de pagamento do Auxílio Manauara teve movimentação tranquila nas agências bancárias

Empreendedorismo e autoestima fazem parte de programação da Prefeitura de Manaus em homenagem às mulheres

Dia Internacional da Mulher é celebrado com ações de cidadania na zona Sul