Notícias

Maternidade Moura Tapajóz celebra Dia Mundial da Doação de Leite Humano: saiba como doar

Em alusão ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, cujo tema este ano é “Gotas de Amor para um Mundo Melhor”, celebrado nesta quinta-feira, 19/5, a enfermeira Lílian Aguiar, responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, esclarece as principais dúvidas que surgem quando o assunto é doação de leite humano.

 

 

Segundo a enfermeira do serviço, que também é conhecido como “Cantinho da Amamentação”, é importante ressaltar que o leite materno doado literalmente salva vidas, pois abastece os recém-nascidos doentes ou prematuros que estão na UCI e UTI (Unidades de Cuidados Intermediários e de Tratamento Intensivo, respectivamente) da maternidade e que necessitam de nutrição por meio desse alimento natural e genuíno.

 

“Quando a mãe tem um bebê doente ou prematuro, o leite demora para fazer a saída. Porque sabemos que o ato de amamentar é que estimula o cérebro a produzir mais leite. Então, quando este recém-nascido não está com a mãe, o próprio estresse do momento e a falta de sucção direta na mama são responsáveis por essa baixa de produção. Por isso, esse bebê necessariamente vai precisar de leite materno doado”, explicou Lílian.

 

Quem pode doar?

Toda mulher saudável que esteja amamentando pode ser voluntária e ajudar a salvar a vida de vários recém-nascidos, inclusive aquelas que não tiveram seus filhos na Moura Tapajóz.

 

É necessário apresentar algum exame?

Sim. Para a segurança dos bebês que receberão o leite doado, as mulheres lactantes precisam apresentar exames que tenham sido realizados há pelo menos 6 meses. Mas, caso a doadora não tenha esses exames disponíveis na validade, pode realizá-los rapidamente em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou via agendamento na própria sede da Moura Tapajóz de forma inteiramente gratuita.

 

Preciso ir até a maternidade para doar o leite?

Não. Você pode agendar sua doação via WhatsApp (92 99440-8080), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pois a Moura Tapajóz dispõe de um automóvel que vai até a sua casa às terças e quintas-feiras, também das 8h às 17h, buscar o leite doado e entregar novos kits esterilizados para as doações futuras. Lembrando que a doação também pode ser agendada para ser feita presencialmente na sede da maternidade para aquelas mulheres que assim preferirem.

 

Se eu quiser doar, pode faltar leite para o meu bebê?

Não. Pois quanto mais a mama é estimulada com a sucção, mais leite ela produz. Na verdade, a doação de leite ajuda as mulheres lactantes em mais de uma forma, pois, ao coletar todo o excesso depois da amamentação de seu bebê, a mulher evita o risco desse excedente empedrar ou infeccionar o seio.

 

Como deve ser feita a retirada/ordenha do leite?

Os frascos esterilizados que serão usados para coleta são disponibilizados pela própria Moura Tapajóz. A doadora deve higienizar os seios com água e secá-los com uma toalha limpa. O leite deve ser retirado depois que o bebê tiver mamado ou quando as mamas estiverem muito cheias. A ordenha pode ser feita tanto manualmente como a partir de uma bomba a vácuo ou elétrica. Essas orientações além de outras mais específicas são dadas por meio de atendimentos individualizados sempre que o agendamento para doação for realizado via WhatsApp (92 99440-8080).

 

Qual o jeito certo de armazenar o leite ordenhado?

É possível colocar mais de uma ordenha no mesmo frasco esterilizado. Para armazenar o leite da segunda ou mais ordenhas no mesmo frasco da primeira, basta colocá-lo por cima do leite já congelado, sem problema nenhum. A validade do leite congelado é de 15 dias, contando a partir da primeira ordenha.

 

Como faço para doar?

Tanto a coleta domiciliar quanto a doação presencial na maternidade podem ser agendadas pelo telefone (92) 99240-8080 (somente mensagem de Whatsapp), de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.

 

— — —

Texto – Marcella Normando/Semsa

Fotos – Camila Batista/Semsa

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse