Maternidade Dr. Moura Tapajóz disponibiliza vídeos educativos sobre o tema amamentação
Como parte de suas ações voltadas ao esclarecimento e à sensibilização sobre a importância da amamentação tanto para os bebês, quanto para a sociedade, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, disponibilizou nesta terça-feira, 10/8, o segundo vídeo educativo da série “Agosto Dourado”. O tema explorado essa semana foi “Amamentação: posição e pega”, com aula orientada pela enfermeira Maria Alice Santos.
Os vídeos, que são uma iniciativa do Setor de Educação Continuada e Permanente da maternidade, estão sendo divulgados todas as terças-feiras durante o mês de agosto, com o objetivo de incentivar, promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Na terça-feira, 3/8, o vídeo publicado abordou o papel da amamentação no desenvolvimento orofacial (face e boca) do bebê, sob orientação da fonoaudióloga Neodete Korbes Maués. O conteúdo é voltado tanto aos profissionais de saúde, quanto à população em geral.
É muito fácil acessar o material. Basta entrar na página da Maternidade Dr. Moura Tapajóz no site da Secretaria Municipal de Saúde (https://semsa.manaus.am.gov.br/maternidade-moura-tapajoz) e clicar no link do vídeo a que você deseja assistir. A partir daí, o usuário será direcionado a uma nova página onde o conteúdo será reproduzido automaticamente.
Segundo a enfermeira Maria Alice, diante de tantas alterações físicas e hormonais que ocorrem entre a concepção e o parto, alguns aspectos no início do processo podem ser determinantes para o sucesso ou não da amamentação.
“Muitas vezes, amamentar é um grande desafio para as mães. Não que seja algo difícil, mas realmente requer concentração e autoconfiança. Por isso, alguns detalhes práticos podem ajudar muito as mães a evitar que sofram com dores, desenvolvam receio e desistam de amamentar”, explicou a enfermeira.
“Esse vídeo objetiva orientar minimamente as mães sobre alguns aspectos que podem fazer grande diferença no processo de amamentação, especialmente nos primeiros dias de vida do bebê. Queremos alcançar o maior número de pessoas possíveis, ampliando essa rede tão importante, que é a rede de proteção e apoio ao aleitamento materno”, completou Maria Alice.
Na semana passada, durante evento de abertura da programação oficial de atividades educativas municipais em alusão ao Agosto Dourado, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que os profissionais de saúde da Semsa, tanto na maternidade, quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estão preparados para auxiliar as puérperas a amamentar. “Mães, não desistam de amamentar. Procurem informações, procurem atendimento e nós estaremos preparados para acolher e orientar da melhor forma”, afirmou a secretária.
A programação do Agosto Dourado na maternidade ainda segue por todo o mês, com rodas de conversa com orientações sobre a importância da amamentação às puérperas e seus acompanhantes, além de sensibilizações com os servidores da unidade sobre manejo do aleitamento materno e contato pele a pele.
Leite Materno
O leite materno é conhecido como o “padrão ouro” da alimentação, pois é o alimento mais completo para o bebê, tendo tudo de que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida. A partir dos seis meses, a orientação do Ministério da Saúde é para que o bebê continue mamando até os dois anos ou mais e seja introduzida a alimentação complementar saudável.
Crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias, otites, e menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2, além de apresentarem melhor desempenho em testes de inteligência e se transformarem em adultos mais saudáveis e produtivos.
— — —
Texto – Marcella Normando / Semsa
Foto – Altemar Alcantara e João Viana / Semcom
Disponível em – https://flic.kr/p/2kNe9S4
Notícias relacionadas

INFORME FUNERÁRIO – Sexta, 1º/1

Mercados e feiras de Manaus recebem vistorias

INFORME FUNERÁRIO – Domingo, 3/1

Prefeitura utilizará UBSs móveis para combater a Covid-19

David Almeida decreta situação de emergência em Manaus

Maternidade Moura Tapajóz tem fornecimento de oxigênio garantido

Prefeitura de Manaus negocia para ter usina própria de produção de oxigênio

Prefeitura garante 100% da frota de ônibus em circulação e aumenta número de carros reserva nos terminais

Prefeitura cria Gabinete para execução e esclarecimentos sobre vacinação da Covid-19

Prefeitura de Manaus já vacinou mais de 14 mil pessoas de grupos prioritários

Prefeitura e governo iniciam matrículas para novos alunos no próximo dia 8

Prefeitura reduz para até 24 horas prazo de expedição de Certidão de Endereço emitida pelo Implurb

Prefeitura de Manaus impõe celeridade a obras emergenciais

Rotta diz que não vai mais permitir ‘remendos’ da concessionária de água nas ruas de Manaus

Central de Atendimento de Matrículas com telefone 0800 passa a operar a partir de segunda, 8

Prefeitura inicia cadastro e recadastro da meia-passagem estudantil 2021 no próximo dia 18

Pedidos de licenciamento de obras tem alta de 16,2% no mês de janeiro de 2021

Comissão realiza mais uma vistoria em pontos de imunização montados pela prefeitura

Maria das Graças Maia, Silvan da Silva Reis e Maria Gizela Amancio

Prefeitura de Manaus decreta luto oficial pela morte de Zezinho Corrêa

Edineusa Barbosa Mota

Sine Manaus oferta 47 vagas de emprego nesta segunda-feira, 8/2

Cozinha Comunitária Vila da Felicidade volta a funcionar após reforma

Manaus recebe mais de 59 mil doses de CoronaVac e garante imunização dos grupos 4 e 5 dos trabalhadores da Saúde

Domingo, 7/2

NOTA

Prefeitura divulga 22 vagas de emprego nesta terça-feira, 9/2

Prefeitura inicia estudos para mapeamento das áreas afetadas pela cheia 2021

Prefeitura cria Comissão Técnica para revisar e atualizar o Código Ambiental de Manaus

‘Carona Solidária’ já levou quase 15 mil idosos de volta para suas casas após a vacinação em Manaus