Semmas e Seminf inspecionam área do Espaço Verde Campo Dourado

Por Prefeitura de Manaus

22/02/2015 10h17

Icone audio

loteamentocampdourado (2)

 

O loteamento Campo Dourado, na Cidade Nova, zona Norte, recebeu neste sábado, 21, a visita dos secretários municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, e Infraestrutura, Alexandre Morais. Os dois inspecionaram a área que recebe o piloto do projeto Espaço Verde na Comunidade, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, e checaram o andamento das intervenções e demandas de infraestrutura. Entre os trabalhos no local, estão previstas drenagem, a instalação de talude e a iluminação interna e externa para a valorização da área verde.

 

Em meio às demandas de infraestrutura, o coronel Alexandre Morais observou a necessidade de pavimentação das ruas do loteamento, com a finalidade de melhorar o acesso dos moradores da localidade à área verde. O trabalho de pavimentação das vias do entorno deverá começar já na próxima segunda-feira, 23.

 

A visita foi acompanhada pelo subsecretário municipal de Serviços Básicos, da Seminf, Antonio de Almeida Peixoto, além de representantes da Manaus Luz, empresa concessionária, responsável pela prestação de serviços de iluminação pública, e representantes da Divisão de Educação Ambiental (DIEA) e do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA) da Semmas.

 

Além da Semmas e da Seminf, o Espaço Verde na Comunidade é um projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) e Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) para promover a revalorização das áreas verdes de loteamentos com projetos aprovados pela Prefeitura de Manaus nas zonas Norte e Leste de Manaus. Os conjuntos habitacionais selecionados são aqueles que ainda mantêm suas áreas verdes parcialmente preservadas, permitindo a realização de intervenções de baixíssimo impacto ambiental para a implantação de equipamentos públicos, a exemplo de pista de caminhada, campos de futebol de areia, academia ao ar livre, entre outros, e ações de  recuperação vegetal com o plantio de espécies frutíferas e florestais.

 

A secretária Kátia Schweickardt ressalta a importância deste piloto do projeto no Campo Dourado para a implantação do Espaço Verde nas demais áreas selecionadas. No total, 12 áreas foram mapeadas pela Semmas e a estimativa é de que pelo menos seis localidades sejam beneficiadas este ano.

 

O projeto é desenvolvido também em parceria com a comunidade, que participa de todas as etapas de implementação das ações, desde a realização de diagnóstico socioambiental da área até a aprovação do projeto executivo, levando em consideração a expectativa e os anseios dos moradores.

 

O projeto conta com o envolvimento da Divisão de Educação Ambiental que realiza atividades junto à comunidade, desde o processo de seleção das áreas, com reuniões onde a comunidade pode opinar e tratar de questões ambientais, até a execução da obra propriamente dita, como um processo de construção coletiva.

 

“O diferencial do projeto é levar em consideração o modo como o cidadão se percebe na relação com os outros e com o meio ambiente. Lidar com o ambiente é lidar com a vida. Daí a parceria com as comunidades e o esforço de fazer com que ela olhe para a área verde como algo que lhe pertence e de sua responsabilidade, trabalhando a co-responsabilidade do poder público e da comunidade”, afirma a secretária Kátia Schweickardt.

 

FOTOS: Assessoria Semmas

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 98842-1243