Prefeitura organiza nova realocação de camelôs
21/02/2015 12h13

A Prefeitura de Manaus vai realocar mais um grupo de camelôs das vias do Centro. Serão 235 comerciantes na ação marcada para o dia 1° de março. Nesta sexta-feira, 20, eles participaram do sorteio que definiu a localização de suas bancas no camelódromo provisório da Epaminondas, onde vão ficar até que as obras dos centros de compras definitivos estejam concluídas.
A ação, executada por meio da Secretaria Municipal do Centro (Semc), tem como foco os trabalhadores das ruas Marquês de Santa Cruz, Rocha dos Santos, Barés, parte da Floriano Peixoto, Miranda Leão e Praça Adalberto Vale. Oitenta e cinco comerciantes vão aguardar o fim das obras da 2a etapa da Galeria dos Remédios, no camelódromo da Epaminondas. Outros 116 trabalhadores optaram por entregar suas bancas e aguardar a inauguração das obras da segunda etapa da Galeria dos Remédios e do Shopping T4 em casa.
“Foram muitos anos nas calçadas. Foi dali que tiramos o sustento de nossas famílias. E, com certeza, no dia da realocação, muitos vão se emocionar. Mas eles entendem que essa mudança na nossa história é para melhor. Estamos devolvendo as calçadas para Manaus e ganhando um negócio que é nosso, seguro e sem patrão. E o que é melhor, vamos deixar para nossos filhos, nossos netos”, disse emocionado, Givanildo Marques Maia, representante da categoria.
Todos os realocados passam a receber, a partir de março, bolsa auxílio no valor de R$1.000,00 via Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq) e uma cesta básica mensal, até que estejam instalados nos centros de compras definitivos. Eles também vão passar por cursos de qualificação.
O processo de realocação dos camelôs do centro histórico de Manaus começou em fevereiro de 2014. Dos 2.082 cadastrados junto à prefeitura, 1.037 já aderiram ao projeto Viva Centro Galerias Populares e deixaram as ruas.
A realocação de mais 235 camelôs do entorno da Galeria dos Remédios será no domingo, 1° de março, a partir das 8h.
“Já está tudo pronto para a nova realocação. Reunimos nesta sexta-feira com as nove secretarias envolvidas no processo, como a Polícia Militar que cuida da segurança. O pessoal já está escalado, equipamentos solicitados. Toda a estratégia está traçada. A prefeitura está trabalhando para, até o fim deste ano, devolver as calçadas do centro histórico de Manaus à população, retirando esses trabalhadores das ruas, mas, dando a eles, condições de se tornarem micro empresários, além de dignidade, conforto e segurança”, afirmou o secretário do centro, Glauco Francesco.
Conforme iam sendo sorteados, todos os camelôs envolvidos no processo também já assinavam ficha de inscrição para os cursos de qualificação. O sorteio desta sexta-feira aconteceu no Les Artistes Café Teatro, na Av. Sete de Setembro. Quem não pôde comparecer, deve procurar a partir da segunda-feira a sede da Secretaria Municipal do Centro (Semc), na Av. Getúlio Vargas, 374, Centro, de 8h às 12h e das 13h às 17h.
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal do Centro (Semc): 98842-3215