Prefeitura institui semana de Combate e Conscientização a Síndrome de Burnout
01/12/2014 16h15

Manaus terá a partir de 2015 em seu calendário de eventos a Semana de Combate e Conscientização sobre a Síndrome de Burnout. A lei que institui a data foi sancionada no mês de novembro pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e específica suas atividades para a Semana do dia 15 de outubro de cada ano.
Durante o período serão realizadas campanhas de conscientização para que a sociedade tenha noção do que é a doença, seus sintomas, gravidade e consequências, assim como mecanismos de prevenção. Os esclarecimentos serão passados por profissionais especializados, com direcionamento principal aos funcionários da área da saúde e educação da Prefeitura de Manaus.
A propositura da lei é de autoria do vereador Hiram Nicolau (PSD). Segundo ele, a ideia surgiu a partir da necessidade de a sociedade reconhecer um problema que muitas vezes não é visto como patologia.
“Isso é questão de saúde pública e necessita de ajuda profissional, mas muitos desconhecem. O problema é visto como estresse, mas muitas vezes precisa ser tratado para que não desenvolva outras doenças graves. Os gestores precisam se preocupar com o bem-estar dos funcionários e não apenas com resultados”, explica o vereador.
A síndrome de Burnout, também conhecida como a síndrome do esgotamento profissional, tem como principal característica a tensão emocional acarretada por condições de trabalho desgastantes, tanto físicas quanto emocionais ou psicológicas.
Como principais sintomas estão o esgotamento físico e emocional que geram mudanças no humor, ansiedade, depressão, lapso de memória e dificuldades de concentração.
Os sintomas físicos ligados à síndrome vão desde palpitações, enxaquecas, insônia, dores de cabeça e sudorese até crises de asma, pressão alta e distúrbios gastrointestinais.
Texto: Ulysses Marcondes