Prefeitura garante mais 80 cuidadores de idosos ao mercado
02/02/2015 16h50

Mais 80 profissionais cuidadores de idosos estão prontos e aptos a atuar no mercado de trabalho que está em expansão devido ao crescimento da população idosa no país e em Manaus. A formatura dos profissionais, formados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT) e a Escola de Serviço Público Municipal (Espi), ocorreu na noite de sexta feira, 30, com solenidade realizada no Parque Municipal do Idoso, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, que contou com a presença do prefeito em exercício, Wilker Barreto, dos coordenadores do curso, professores, familiares e autoridades.
A terapêutica e formanda Gracilene Saldanha, 43, explicou como se apaixonou pelo curso, e que a experiência foi importante em sua vida. “Vim do interior e tive a experiência de trabalhar com um idoso. Foi quando eu descobri que tinha dom para isso, me identifiquei e me inscrevi no curso. E hoje, no fim de mais uma etapa, vou confessar, que me sinto muito mais feliz, pois é gratificante trabalhar com idosos, eles nos retribuem todo carinho e atenção”.
A diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal, Luiza Bessa Rebelo, destacou a importância dos novos profissionais para o mercado de trabalho. “Significa mais pessoas qualificadas para cuidar de um segmento que está crescendo, é uma profissão em ascensão, e a Escola de Serviço Público Municipal tem contribuído nesta parceria com a Fundação Doutor Thomas. A Prefeitura de Manaus tem oferecido para a sociedade um serviço tão necessário e importante, uma contribuição para melhoria da qualidade de vida da população idosa da nossa cidade”.
Segundo Wilker Barreto, prefeito em exercício e presidente da Câmera Municipal de Manaus, o curso oferece a sociedade manauara profissionais qualificados. “Este curso oferece a Manaus e ao mercado mais 80 profissionais bem qualificados, com uma carga horária satisfatória de 300h. Com isso a Prefeitura dá a sua contribuição, não só qualificando profissionais com a sua própria cessão de mão de obra, mas, também, ofertando à sociedade manauara, pois temos muitos idosos que requer cuidados, e precisamos ter pessoas qualificadas e preparadas, prontos para atuar com êxito”.
A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Cruz, afirmou que o curso de Cuidador de Idosos – Cuidadoso, terá novidades este ano. “Nós estamos formando 80 profissionais qualificados, para cuidar do idoso em seio familiar. A próxima turma será iniciada no mês de abril, e vamos ter uma novidade, além das 300h de aula, vamos ter uma parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade. O nosso aluno irá receber mais conhecimentos, pois cada ano que passa, cada turma que vai ser formando, nós sentamos com os nossos parceiros e avaliamos o que precisamos melhorar. Portanto, convidamos mais pessoas para participar do curso”.
Inscrições
As inscrições das novas turmas começam no mês de Março, para as aulas que serão iniciadas em Abril. Os candidatos precisam ter acima de 18 anos, Ensino Médio completo, experiência no cuidado com o idoso e disponibilidade de tempo para frequentar os módulos, haja vista que a certificação será concedida apenas com comprovação de 75% de frequência de curso.
O curso é gratuito, sendo paga apenas uma taxa de inscrição no valor de R$ 30, e tem carga horária de 300 horas, sendo 200 horas de aulas teóricas e 100 práticas. Após a conclusão das aulas teóricas, os participantes cumprem a carga prática de 100h na Fundação Doutor Thomas.